CONTEÚDO LOCAL ABAIXO DO ACORDADO PARA A 5ª RODADA DO PRÉ-SAL PODE ACABAR NA JUSTIÇA SE A ANP NÃO RECUAR
Não vai acabar bem a 5ª Rodada de Partilha da Produção. Aliás, não vai acabar bem, não, Não vai nem começar bem. A ANP realizou, na sexta-feira 13, uma audiência pública para obter subsídios e informações adicionais sobre o pré-edital e as minutas dos contratos da rodada. Os documentos ficaram em consulta pública de 29/6 a 11/7, período durante o qual foram recebidas 414 contribuições. No evento, a Agência apresentou as sugestões recebidas durante a consulta, as principais alterações do pré-edital e das minutas dos contratos com relação a rodadas anteriores, aspectos dos blocos oferecidos na rodada, o cronograma de atividades e detalhou cada fase da licitação até a assinatura dos contratos.
Agora, a divulgação das minutas de contrato e do pré-edital de Partilha de Produção no Pré-Sal deixou todo mundo do setor naval irritado e com a pulga atrás da orelha. Principalmente em referência ao conteúdo local dos equipamentos e prestadores de serviços.As regras apresentadas no pré-edital não contemplam os 40% de conteúdo local mínimo. Na 5ª Rodada, serão ofertadas as áreas de Saturno, Titã, Pau-Brasil e Sudoeste de Tartaruga Verde. O mínimo de compras no mercado interno caiu para 25%. Originalmente, o conteúdo local mínimo chegava a 65%. Os sindicatos argumentam que, após longa negociação com a ANP, houve consenso nos 40% para os contratos já firmados e para as rodadas futuras.Mas uma vez a ANP houve a maioria e se decide pela minoria. Não é a primeira vez. Parece a ANS, que se só arbitra em direção às empresas dos planos de saúde. Neste caso, na ANP, toda decisão é pró-petroleira. A coisa, se não mudar, vai acabar nas barras dos tribunais.
Quem pariu Matheus (fiesp (pato amarelo lembram?, sinaval, abimaq, abemi, cni, etc etc etc) que o embale agora. O Brasil é do tamanho do seu empresariado – pequeno, mesquinho, quando não corrupto e entreguista. Vamos virar o queijo suíço, cheio de buracos e exportador de óleo bruto. Eterna colônia. Empregos? Riqueza? Geração de valor? Só na China.
Onde estão os empregos gerados pelos leilões anteriores? Ninguém vê que estão vendendo o país? A mando de Serra, FHC, Temer e cia todo o futuro de uma nação está indo pelo ralo. A onda gerada pelas tantas plataformas que poderiam ser construídas aqui iria arrecadar mais que a venda dos poços, só estão fazendo isto porque precisavam “arrecadar” de uma nova fonte, após o Lava-Jato, e essa fonte foram as petroleiras estrangeiras, isso a PF não investiga, nem com os documentos apresentados pelo Assange (Wikileaks) de que Serra já negociava desde de 2010 com os Americanos.