INB ORGANIZARÁ TESTE DE EMERGÊNCIA EM RESENDE E BUSCA APRIMORAMENTO DO ELEMENTO COMBUSTÍVEL | Petronotícias




faixa - nao remover

INB ORGANIZARÁ TESTE DE EMERGÊNCIA EM RESENDE E BUSCA APRIMORAMENTO DO ELEMENTO COMBUSTÍVEL

444A Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ) vai realizar  um exercício de emergência na próxima semana e será supervisionado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). Esse exercício acontece a cada dois anos e envolve, além da INB, diversas instituições externas. As atividades são orientadas pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situação de Emergência Nuclear no Município de Resende (Copren/RES). Na ocasião será criado um cenário para um possível acidente nas instalações da FCN. A ação deverá ser no dia 22, de 9h às 11h, e contará com participação do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) de Resende, da Polícia Militar do Rio de Janeiro e da Polícia Rodoviária Federal, entre outros integrantes do Comitê.

O responsável pelo Plno de Emergência Local (PEL) é o engenheiro da INB, David Acherman.  O objetivo é  averiguar e avaliar se os procedimentos recomendados estão funcionando na prática. A INB faz treinamentos simulados de emergência todos os meses, com um grupo interno especializado de bombeiros, médicos e empregados. De acordo com o assessor militar do departamento de coordenação do Sipron, Jair Santos, o treinamento avalia a disponibilidade e o nível de resposta das instituições que compõem o Copren Resende. As outras instituições envolvidas testam a eficácia de seus planos e se necessário, fazem melhorias.

APRIMORAMENTO DA PRODUÇÃO DO ELEMENTO COMBUSTÍVEL

Nesta semana, representantes da INB visitaram os Estados Unidos para visitar as fábricas da Westinghouse, em Columbia, e Royal Master Grinders, em Oakland. A comitiva foi liderada pelo superintendente da INB Marcelo Sobral e vai estudar de perto o sistema de retífica da Westinghouse, empresa que é referência no setor nuclear. Além disso, no caso da visita ao Royal Master Grinders, o foco será avaliar as especificações para a compra de uma nova retífica para a INB.

O objetivo central da viagem aos EUA é buscar o aprimoramento da produção do elemento combustível em território brasileiro, com o aperfeiçoamento do sistema de retífica. Este equipamento é usado na última etapa do processo para fabricação das pastilhas de dióxido de urânio.

A fase final da produção do elemento combustível é realizada na Fábrica de Combustível Nuclear de Resende, no Rio de Janeiro. Apenas duas destas pastilhas de dióxido de urânio podem gerar energia suficiente para abastecer uma residência média, com quatro pessoas, durante um mês.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of