ANP RECEBEU 247 PEDIDOS DE ALTERAÇÃO DE CONTEÚDO LOCAL | Petronotícias




faixa - nao remover

ANP RECEBEU 247 PEDIDOS DE ALTERAÇÃO DE CONTEÚDO LOCAL

fpsoComo era de se imaginar, as petroleiras recorreram em peso ao recurso criado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a redução dos índices de conteúdo local em contratos já vigentes. Ao todo, 300 contratos poderiam receber aditivos. Deste total, a agência recebeu 247 pedidos. A lista final foi divulgada nesta sexta-feira (17), que inclui sete novos pedidos da Petrobrás. A estatal lidera o ranking de solicitações (117).

Um destes pedidos teve novidades nesta semana. Conforme o Petronotícias informou, o Ministério de Minas e Energia deu o sinal verde para o pedido de redução de conteúdo local em Libra. “Eu assinei o primeiro termo aditivo a um contrato, o de Libra, com relação ao conteúdo local. Depois de muita discussão e debate, nós definimos regras de conteúdo local que facilitarão não só que esses contratos (…) na área de pré-sal acelerem a sua produção, mas sobretudo serão instrumentos eficazes para geração de emprego e renda no Brasil“, afirmou Moreira Franco, em um vídeo divulgado no Twitter.

A possibilidade de aditamento contratual veio a partir da Resolução ANP n° 726/2018. A norma permite que as empresas que atuam em exploração e produção de petróleo e gás natural optem pelo aditamento da Cláusula de Conteúdo Local para todos os contratos em vigor, com efeitos para as fases não encerradas. Pelas novas regras, os índices passam a ser os seguintes:

Projetos em terra
O percentual de conteúdo local para exploração e desenvolvimento será de 50%.

Projetos marítimos
Para exploração: 18%
Para desenvolvimento da produção:
– 25% para construção de poço;
– 40% para coleta e escoamento;
– Compromissos para UEP (Unidade Estacionária de Produção) divididos em três segmentos: 40% em engenharia, 40% em máquinas e equipamentos e 40% em construção, integração e montagem.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Flavia Rolim Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Flavia Rolim
Visitante
Flavia Rolim

Só gostaria de entender, por que estes mesmos índices não estão sendo considerados também para os leilões futuros? Se chegou-se a conclusão de que estes eram índices viáveis para os contratos já firmados, então certamente são índices viaveis para os novos contratos!