EQUINOR INICIA PERFURAÇÃO EM POÇO NO PROSPECTO DE GUANXUMA
A norueguesa Equinor (antiga Staotoil) começou a perfuração de um poço (1-STAT-10C-SPS) no promissor prospecto de Guanxuma, na bacia de Santos. A atividade está sendo realizada em lâmina d’água de 1.900 metros, por meio da sonda West Saturn.
Cabe lembrar que em julho, a petroleira notificou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a descoberta de indícios de petróleo no poço 1-STAT-10A-SPS, também no prospecto de Guanxuma, que fica dentro do bloco BM-S-8, o mesmo da acumulação de Carcará.
A Equinor é a operadora do bloco, com 76% de participação. A empresa adquiriu a fatia de 10% da participação da Queiroz Galvão numa transação em 2017, depois de ter comprado a operação e a participação de 66% da Petrobrás, em 2016. Os parceiros da norueguesa no bloco incluem a Petrogral Brasil (14%) e Barra Energia (10%).
Essa notícia é estranha. Vai perfurar um novo poço em Guanxuma. Pelo anunciado parece que o poço original está sendo desviado (side track) ou por problemas mecânicos com o poço ou por decisão de investigar novas porções do reservatório. A primeira hipótese é mais plausível pois ambos os poços têm o mesmo nome diferindo apenas na letra.