MOREIRA FRANCO PROPÕE LEILÕES REGIONAIS PARA CONTRATAR USINAS DE GÁS NATURAL
O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, esteve na manhã desta quinta-feira (6) no Rio de Janeiro, onde participou de reunião com líderes de agências reguladores do setor de óleo e gás e energia. Durante o encontro, Moreira sugeriu a realização de leilões regionais de energia térmica a gás natural na base. O primeiro certame aconteceria no Nordeste, com o objetivo de substituir usinas movidas a óleo combustível e diesel, reduzindo os custos e as emissões.
Na visão do ministério, a medida poderia fomentar o aproveitamento do gás natural produzido no Brasil, especialmente na região do pré-sal e no Nordeste. Participaram da reunião o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Reive Barros.
O ministério de Minas e Energia detalhou ainda que a ANP e a EPE farão uma tomada pública de contribuições (TPC) para identificar mecanismos de substituição, nos contratos de fornecimento de gás, do combustível importado (gás natural liquefeito – GNL) pelo gás doméstico quando os projetos de produção estiverem concluídos.
Também foi criado um fórum permanente de integração entre a Aneel, EPE e ANP para discussão sobre políticas no setor de energia, garantia da integração dos setores de gás e energia, preços justos e abundância no fornecimento de eletricidade.
[…] https://petronoticias.com.br/archives/116970 […]