CRESCIMENTO DA FROTA DE CARROS ELÉTRICOS PODE ALAVANCAR O CRESCIMENTO DA GERAÇÃO NUCLEAR EM TODO MUNDO
Ecos do simpósio realizado a última semana em Londres durante o a segunda reunião ordinária da Associação Mundial de Energia Nuclear – WNA: A eletrificação do transporte vai oferecer muitas oportunidades para a geração nuclear. A previsão é de Brandon Munro(foto), CEO da Bannerman Resources. A aceleração nas vendas globais de veículos elétricos nos últimos seis anos é um teste decisivo que sinaliza a realidade dessa mudança, disse. A penetração inicial de VEs na economia mundial tem sido impulsionada por incentivos que apoiam o seu uso, e em 2050 eles serão ainda mais impulsionados por proibições em veículos com motores de combustão, previu. Os VEs oferecem benefícios de engenharia com menos peças móveis do que os veículos atuais, com maior eficiência, menores custos operacionais, reduções de emissões de CO2, desde que sejam alimentados por uma rede de fontes descarbonizadas, com reduções de poluição sonora e nenhuma emissão de escape. Esses benefícios vão mudar a percepção do consumidores, disse ele.
Desafios são os altos custos iniciais em comparação com os veículos de combustão, embora os custos de operação sejam menores. A ansiedade do consumidor sobre o alcance do veículo e a padronização na cobrança de disponibilidade, o que será importante para alcançar uma absorção generalizada, disse o CEO em sua palestra. Cenários de carga diferentes – e o tempo necessário para carregar um veículo – serão fundamentais e terão impactos profundos na rede elétrica. Atualmente, os EVs são cobrados por carregamento “lento” em residências particulares ou pontos de carregamento públicos, ou carregamento DC rápido em pontos de carregamento públicos. O carregamento com flash – em que um carregador aéreo oferece uma carga de carga curta, mas intensa – é muito atraente para rotas de ônibus elétricos, onde um carregamento pode ocorrer quando o ônibus está parado, fornecendo capacidade suficiente para permitir que o veículo atinja a próxima cargaponto, e já está em existência. O próximo desenvolvimento nesta área será o carregamento em estrada, onde os veículos podem pegar carga em pontos ao longo de uma rota. Existe também a possibilidade de usar os EVs para fornecer armazenamento de eletricidade e gerenciamento do lado da demanda, aproveitando a eletricidade armazenada nas baterias de veículos ociosos para “coletar” a rede.
“A necessidade de impulsionar os VEs de uma rede descarbonizada fornece oportunidades para a energia nuclear”, disse Munro. Com benefícios políticos ligados a fontes de energia limpa. Os cenários de crescimento do Global EV Outlook 2018 da Agência Internacional de Energia (IEA) vêem o consumo global de eletricidade dos VEs atingir 404 TWh (cenário de Novas Políticas) e 928 TWh (cenário de EV30 @ 30) até 2030, com a China projetada para liderar o caminho atual. frota de transporte relativamente pequena cresce e adota a tecnologia EV como padrão. “ Até 2030, no cenário do EV30 @ 30 da IEA, seriam necessários 25 reatores adicionais de 1000 MWe apenas para atender às necessidades dos Ves”, disse Munro. A indústria de energia nuclear deve responder a essa oportunidade antecipando a próxima eletrificação do transporte, disse ele, assegurando que a energia nuclear esteja posicionada com fontes renováveis como fonte de energia limpa para alimentar os VEs e apoiar as opções de carga dependentes da geração de carga de base. “A Nuclear deve juntar-se às fontes renováveis como a fonte de energia EV óbvia. A eletrificação do transporte e outras formas de eletrificação – nos oferecem oportunidades muito especiais para comunicar as vantagens da energia nuclear e para construir o objetivo da Harmonia“, disse ele.
Deixe seu comentário