AGÊNCIA INTERNACIONAL REFORÇA MEDIDAS PARA FORTALECER SEGURANÇA E COOPERAÇÃO DA ÁREA NUCLEAR
Medidas para fortalecer a cooperação internacional em segurança nuclear e as atividades da Agência Internacional de Energia Atômica em ciência, tecnologia e aplicações nucleares foram os entre os itens em destaque da Assembleia de Governadores da AIEA. Em sua declaração de abertura, o Diretor Geral Yukiya Amano disse que o programa de cooperação técnica da agência ajudou os países a usar a ciência e a tecnologia nucleares para enfrentar os principais desafios de desenvolvimento em saúde, agricultura, segurança nuclear e muitas outras áreas. Como um exemplo do trabalho para melhorar o controle do câncer nos países em desenvolvimento, ele mencionou a instalação de uma nova máquina de radioterapia aceleradora linear no Centro Hospitalar Universitário Mother Teresa, na capital albanesa Tirana, com o apoio da agência. Oncologistas de radiação, físicos médicos e radioterapeutas receberam treinamento extensivo. “A capacidade de controle do câncer na Albânia foi significativamente fortalecida nos últimos dez anos graças a seis projetos da Agência”, afirmou Amano.
Ele informou ao Conselho que os trabalhos para modernizar os laboratórios de aplicações nucleares da AIEA em Seibersdorf, perto de Viena, continuaram a fazer bons progressos. A declaração de Amano também tocou nas mais recentes projeções anuais de energia nuclear da AIEA, que mostram que a energia nuclear continuará a desempenhar um papel fundamental no mix de energia de baixo carbono do mundo: “ A projeção para a capacidade instalada até 2050 sugere que, na ausência de esforços concentrados para fazer mais uso da energia nuclear, será difícil para o mundo garantir energia suficiente para alcançar o desenvolvimento sustentável e mitigar a mudança climática. ”
Amano chamou a atenção para o Relatório de Segurança Nuclear 2018, que analisa o trabalho da AIEA em ajudar os Estados a estabelecer regimes eficazes de segurança nuclear para evitar que material nuclear e outros materiais radioativos caiam nas mãos de terroristas ou outros criminosos. A declaração referia-se ao trabalho da Agência no monitoramento e verificação da implementação pelos Irã de seus compromissos nucleares no âmbito do Plano de Ação Integral Conjunto de 2015. “O Irã está implementando seus compromissos nucleares no âmbito do Plano de Ação Integral Conjunto. É essencial que o Irã continue a implementar totalmente esses compromissos”. A reunião do Conselho de Governadores desta semana será seguida pela Conferência Geral anual da AIEA, que começa na próxima segunda-feira(17).
Deixe seu comentário