NOVO RELATÓRIO DA ONU REVELA IMPORTÂNCIA DA ENERGIA NUCLEAR PARA CONTROLAR O AQUECIMENTO GLOBAL | Petronotícias




faixa - nao remover

NOVO RELATÓRIO DA ONU REVELA IMPORTÂNCIA DA ENERGIA NUCLEAR PARA CONTROLAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Agneta RisingA Organização das Nações Unidas (ONU) publicou nesta segunda-feira (8) um estudo que aponta para a necessidade de aumentar o uso da energia nuclear para manter o aquecimento global abaixo dos 1,5ºC. O levantamento do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) foi encomendado pelos governos durante a Conferência de Paris, em 2015, e servirá de embasamento durante a COP 24, em dezembro, na Polônia.

O relatório considera os impactos do aquecimento global de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais e das vias globais de emissão de gases de efeito estufa relacionados. Em todos os cenários compatíveis com 1,5 ºC delineados na pesquisa, a contribuição da energia nuclear aumenta.

O documento aponta que a expansão da nuclear na matriz energética mundial pode acontecer por meio das tecnologias já existentes ou por novas opções, como reatores de terceira geração, novos ciclos de combustível de urânio e tórios, pequenos reatores, entre outras. O estudo afirma ainda que uma série de impactos da mudança climática que poderiam ser evitados limitando o aquecimento global a 1,5ºC em comparação com 2ºC, ou mais. Por exemplo, até 2100, a subida do nível do mar global seria 10 cm mais baixa com o aquecimento global de 1,5ºC em comparação com os 2ºC.

O relatório do IPCC de hoje deixa claro os benefícios potenciais de limitar a mudança climática a 1,5 grau, a urgência de ação para alcançar isso e a necessidade de energia nuclear como parte importante de uma resposta global efetiva“, afirmou a diretora-geral da World Nuclear Association (WNU), Agneta Rising.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of