REFINARIA HYDRO ALUNORTE RETOMARÁ OPERAÇÕES NO PARÁ
A refinaria de alumina Hydro Alunorte, no Pará, vai retomar a operação após orientação técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado (Semas). A unidade retornará gradualmente até chegar a 50% de sua capacidade, percentual que deve ser alcançado em até duas semanas.
Na última semana, as conversas entre a empresa e órgãos ambientais avançaram. O Ibama concedeu uma autorização excepcional permitindo a utilização da chamada tecnologia de filtro prensa, empregada no processamento de resíduos de bauxita. Para lembrar, a Hydro havia declarado que o uso do filtro prensa reduziria a área necessária para armazenamento de resíduos e a pegada ambiental.
Naquela ocasião, a companhia justificou também que o depósito de resíduos de bauxita 1 (DRS1) estava próximo de atingir sua capacidade máxima. Agora, com o uso do filtro prensa, a empresa disse que terá capacidade de continuar armazenando no DRS1 enquanto aguarda a permissão para usar uma nova área, o DRS2.
“Com a documentação consistente, comprovando a integridade do nosso sistema de descarte de resíduos de bauxita, quando baseado no uso de nosso filtro prensa, e em alinhamento com a Semas, estamos agora em condições de retomar com segurança 50% das operações da Alunorte”, afirmou o Vice-Presidente Executivo da área de Bauxita e Alumina da Hydro, John Thuestad.
A Alunorte também retomará as operações da mina de bauxita de Paragominas, reiniciando assim as entregas para a refinaria com capacidade de 50%.
Deixe seu comentário