BRASIL ABRE ESPAÇO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL EM RORAIMA PARA FUGIR DAS AMEAÇAS DA VENEZUELA
Para fugir das ameaças venezuelanas de corte de energia, o Ministério de Minas e Energia abriu Consulta Pública, pelo prazo de 15 dias, a partir desta quinta-feira(11) para receber contribuições sobre as regras e diretrizes do leilão de suprimento de energia a Boa Vista, Roraima, a partir de 2021. O objetivo do leilão é aumentar a produção de energia elétrica por meio de fontes limpas e renováveis em Roraima, onde há predominância de geração termelétrica a óleo diesel. O leilão visa dar robustez ao sistema de geração de energia do estado, com alternativas para soluções ambientais inovadoras, bem como evitar os apagões sucessivos.
As regras previstas na Consulta Pública estimulam o uso misto de fontes e tecnologias, inclusive as de armazenamento. Além disso, o modelo de contratação proposto para o leilão permite a integração com outras soluções que venham a ser implementadas no futuro, como a entrada em operação da Linha de Transmissão Manaus – Boa Vista, bem como a construção da Usina Hidrelétrica de Bem-Querer, em Roraima. Com a implantação de sistemas de geração por fontes mais baratas de energia fica garantido o objetivo de produzir energia limpa a preços mais justos. O cadastramento das propostas de soluções de suprimento deverá ser realizado junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE). As contribuições para a consulta pública podem ser enviadas até 25 de outubro.
A matéria não tem coerência pois fontes de energia renováveis ainda são mais caras que as tradicionais. Isto se falar do tempo. 2021? Roraima precisa de uma solução agora, não em 2021. E soluções rápidas, só partindo para queima de óleo diesel.