IVAN MONTEIRO PREVÊ AUMENTO DE EXPORTAÇÕES DE PETRÓLEO DA PETROBRÁS EM 2019
Com o mercado externo no radar, a Petrobrás pretende ampliar o volume de exportações de petróleo no ano que vem, de acordo com o presidente da estatal, Ivan Monteiro. O executivo participou nesta segunda-feira (22) de um seminário na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, e comentou que a companhia está trabalhando no exterior para aumentar a sua presença de mercado.
Monteiro afirmou que esteve recentemente no exterior, visitando Pequim, Amsterdã e Cingapura. Sobre este último país, o presidente da Petrobrás chegou a mencionar que a empresa está conhecendo novos clientes, mas não entrou em detalhes. Como noticiamos, a petroleira entrou em período de silêncio antes da divulgação do seu balanço do terceiro trimestre, marcada para 6 de novembro.
Na China, a conversa ficou centrada no acerto dos detalhes da parceria da Petrobrás com a CNPC para a conclusão do Comperj. A estatal brasileira terá uma fatia de 80% de participação no empreendimento, enquanto que os chineses ficarão com a parcela restante. A partir de agora, serão desenvolvidos estudos de viabilidade para avaliação técnica do estado atual do Comperj, planejamento do escopo e dos investimentos necessários à conclusão da refinaria e sua avaliação econômica.
Tomara que refine o petróleo na COMPERJ a ser finda e exporte o processado e não a matéria prima como o fez o senhor Pullen Parente, importando processado e perdendo market share da Petrobras no Brasil.