A RÚSSIA VAI CONSTRUIR A PRIMEIRA USINA NUCLEAR DO UZBEQUISTÃO
Uma cerimônia no Uzbequistão celebrou o lançamento do primeiro projeto de construção de usina nuclear do país. O evento marcou o início dos estudos de investigação para selecionar o canteiro de obras para a futura planta. O projeto prevê a construção de duas unidades de geração III + VVER-1200, que estão em conformidade com os padrões de segurança estabelecidos pela IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica) com maior confiabilidade das tecnologias modernas. O presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que estava no Uzbequistão com uma visita de Estado, também fizeram parte do evento, mas por videoconferência feita de Tashkent. O vice-primeiro-ministro da República do Uzbequistão, Alisher Sultanov, e o diretor-geral do Rosatom, Alexey Likhachev, compareceram à cerimônia em um dos possíveis canteiros de obras. Mirziyoyev e Putin pressionaram um botão simbólico, lançando as operações de perfuração no solo em um dos locais de construção prioritários da usina. Esses locais foram selecionados com base nos resultados de estudos de viabilidade sismológica, geológica, ecológica e econômica.
Autoridades nacionais, gestores e especialistas da Agência para o Desenvolvimento de Energia Nuclear (Uzatom) e da Rosatom, engenheiros e projetistas, representantes da administração regional e organizações públicas, moradores locais e jornalistas participaram da cerimônia em um dos possíveis canteiros de obras. Alisher Sultanov disse que “A criação e o desenvolvimento do setor de energia nuclear, iniciado pela decisão do presidente Shavkat Mirziyoyev, marca uma nova história para a indústria energética do país e estimula o desenvolvimento econômico estável e a melhoria da qualidade de vida da população”. Pela Rosatom, Alexey Likhachev afirmou que: “A cooperação entre o Uzbequistão e a Rússia no campo nuclear tem mais de meio século, e estamos orgulhosos que o Uzbequistão tenha escolhido as tecnologias russas para a construção da primeira central nuclear do país. No Uzbequistão, a Rostaom construirá a mais avançada usina nuclear de geração III + com duas unidades de energia VVER-1200 que atendem a todos os requisitos internacionais de segurança.”
Além disso, no âmbito do evento, a Rosatom, a Academia de Ciências da República do Uzbequistão e a Uzatom assinaram um Memorando sobre cooperação no domínio da educação e formação de pessoal para o setor da energia nuclear e indústrias conexas do Uzbequistão. O Memorando também prevê a cooperação na organização de atividades da filial de Tashkent da Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear.
Deixe seu comentário