GRUPO STATKRAFT COMPRA USINAS DA EDP LOCALIZADAS NO ESPÍRITO SANTO POR R$ 704 MILHÕES
A norueguesa Statkraft vai avançar no setor brasileiro de geração, após fechar um contrato com a EDP Energias do Brasil para aquisição de um cluster de oito usinas e pequenas centrais hidrelétricas operacionais no estado do Espírito Santo. Somadas, as plantas têm capacidade total instalada de 131,9 MW. A transação movimentou R$ 704 milhões.
“Esta aquisição é um passo importante para a realização das ambições estratégicas da Statkraft no Brasil. Nosso objetivo é termos uma participação ainda mais relevante no mercado de energia renovável, alavancando a expertise global da Statkraft em desenvolvimento, geração e comercialização de energia“, afirmou o presidente da Statkraft no Brasil, Fernando de Lapuerta (foto).
Atualmente, o portfólio de geração da Statkraft é composto por usinas e pequenas centrais hidrelétricas, bem como quatro parques eólicos e usinas hidrelétricas. No total, os ativos somam 318 MW. Após a aquisição das usinas da EDP, esse número passará para cerca de 450 MW. O negócio ainda depende do aval de órgãos como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Com a presente transação, conclui-se o processo de reciclagem de capital em pequenas centrais hidrelétricas iniciado com a venda da Pantanal Energética em 2016, em linha com a prioridade estratégia de desinvestimento em ativos não ‘core’“, detalhou a EDP em comunicado. “No segmento de geração, o portfólio da companhia está focado em usinas de médio porte, atualmente com seis usinas hidrelétricas e uma termoelétrica, com capacidades entre 100 e 1.000 MW“, acrescentou a companhia.
Deixe seu comentário