SIEMENS CONCLUI ETAPA DE TESTE EM ÁGUAS RASAS DE REDE ELÉTRICA SUBMARINA
O conglomerado alemão Siemens deu um importante passo no desenvolvimento de seu sistema de energia submarina. A empresa concluiu com sucesso a primeira fase de testes da tecnologia em águas rasas em Trondheim, na Noruega. Agora, a companhia está em estágio final do programa de desenvolvimento de da primeira rede elétrica submarina do mundo projetada para distribuir energia de média tensão, utilizando a compensação de pressão.
Na primeira etapa de testes, segundo a Siemens, os resultados iniciais em águas rasas foram positivos e todas as unidades operaram conforme os parâmetros do projeto. O sistema é composto por diversos equipamentos, como transformador submarino, painel elétrico submarino, acionamento de velocidade variável (VSD) submarino, conectores submarinos e um sistema de monitoramento e controle remoto altamente confiável, com painéis de usuário baseados na nuvem e análise de dados.
A Siemens contou com a participação de empresas parcerias no teste – Chevron, Equinor, ExxonMobil e Eni Norge. Agora, a empresa alemã passará para a etapa seguinte, com um teste extensivo em águas rasas. O objetivo é acumular três mil horas de operação do equipamento durante a realização de testes adicionais do sistema. “No futuro, teremos mais compressores, bombas, instalações de processamento e produção no fundo do mar que exigem energia. Por isso, estamos desenvolvendo o sistema Subsea Power Grid“, comentou brevemente o Head de Sistemas Submarinos da Siemens, Frode Tobiassen (foto).
Deixe seu comentário