CRISTINA KIRCHNER E HUGO CHÁVEZ FECHAM ACORDO ENTRE YPF E PDVSA
O ingresso histórico da Venezuela no Mercosul poderá se refletir no aumento de parcerias no setor de óleo e gás. O país, uma das maiores reservas petrolíferas do mundo, firmou um convênio com a Argentina, assinado por Cristina Kirchner e Hugo Chávez, para a cooperação entre as companhias petrolíferas YPF e PDVSA.
A medida visa à expansão da estatal argentina YPF, nacionalizada em abril, e da venezuelana PDVSA, o que permitirá a expansão da exploração e do refino de petróleo nos dois países. O pacto permitirá associações entre as empresas das duas nações e financiamento conjunto, tanto para criação de novos projetos, quanto para benefício dos projetos em progresso, por meio de uma estratégia de cooperação energética a ser elaborada.
O convênio prevê a atuação da YPF na exploração de petróleo na região da Faixa de Orinoco, na Venezuela, e a entrada da PDVSA em campos de exploração na Argentina. Além disso, foi acordado que a PDVSA deverá participar de projetos de expansão e transferência de tecnologia para a companhia argentina.
Segundo Chávez, trata-se de uma aliança estratégica entre as indústrias petroleiras dos dois países. O presidente venezuelano se mostrou disposto a trabalhar duro para que a YPF comece a atuar na Faixa de Orinoco e para que a PDVSA continue sua atuação na Argentina, em campos offshore e no refino.
Deixe seu comentário