faixa - nao remover

TEMPESTADE TROPICAL NA COSTA DA ÍNDIA PROVOCA ADERNAMENTO NA SONDA OLINDA STAR DA QUEIROZ GALVÃO

olinda starUm susto para os trabalhadores da sonda Olinda Star, em operação na costa leste indiana. A embarcação sofreu um adernamento (inclinação) em virtude da tempestade tropical Phethai. A sonda pertence à Constellation, a antiga Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG). Em comunicado enviado aos colaboradores da empresa, ao qual o Petronotícias teve acesso, a companhia afirmou que, felizmente, os trabalhadores estão seguros e sem ferimentos.

A tempestade já passou pela locação da plataforma e atingiu o continente. Agora, as equipes da Constellation estão avaliando as condições da sonda e planejando os próximos passos para restabelecer a unidade com segurança.

A Olinda Star é uma plataforma de perfuração semi-submersível em águas profundas que foi originalmente construída em 1983. A unidade sofreu uma atualização, concluída em agosto de 2009. A plataforma é capaz de perfurar em profundidades de até 1097 metros e tem uma profundidade de perfuração de cerca de 7500 metros.

Para lembrar, houve um acidente no Brasil com a Plataforma P-36, que ficou semi submersa em março de 2001, na Bacia de Campos. Na época, ela custou US$ 350p 333 milhões. O incidente aconteceu na madrugada do dia 15 de março de 2001, quando ocorreram três explosões em uma das colunas da plataforma. A primeira às 0h22m e a segunda às 0h39m.  Cerca de 170  pessoas estavam no local no momento do acidente. Onze  morreram, todas integrantes da equipe de emergência da plataforma. Depois das explosões, a plataforma inclinou-se em 16 graus, devido ao bombeamento de água do mar para o seu interior, o suficiente para permitir alagamento, que levou ao seu naufrágio. Tentativas de resgate e aprumo foram feitas, injetando-se nitrogênio e ar comprimido nos tanques, para remover a água acumulada, porém sem sucesso, abandonaram a plataforma.

Leia abaixo o comunicado completo enviado aos colaboradores:

A todos os colaboradores,

Na madrugada de sexta-feira, 14/12, a Olinda Star, em operação na costa leste indiana, foi evacuada por razões de segurança devido à proximidade da tempestade tropical Phethai.

Nossos colaboradores estão a salvo em terra firme e sem quaisquer ferimentos.

Foi observado um adernamento e a unidade se mantém estável nas últimas horas nessa situação.

A tempestade já passou pela locação da plataforma e seguiu para o continente. Nossas equipes estão avaliando todas as condições e planejando a sequência de ações para o restabelecimento da unidade com toda a segurança possível.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of