SEMINÁRIO EM JANEIRO VAI DAR FORMAS FINAIS AO PROJETO DA FERROVIA MINAS-ESPÍRITO SANTO | Petronotícias




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SEMINÁRIO EM JANEIRO VAI DAR FORMAS FINAIS AO PROJETO DA FERROVIA MINAS-ESPÍRITO SANTO

dddO projeto da  estrada de ferro Minas-Espírito Santo ganha um novo corpo. No dia 15 de Janeiro, o município de Barra de São Francisco (ES) vai sediar um seminário de apresentação dos projetos de construção do megaporto da Petrocity, em São Mateus (ES), e da nova ferrovia que ligará Sete Lagoas (MG) à cidade capixaba, cortando os municípios de Barra de São Francisco e Nova Venécia. A extensão da ferrovia será de 560 quilômetros. O seminário é fruto de um acordo entre o prefeito Alencar Marim  e o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva. O evento será estratégico e ocorrerá apenas dois dias antes da assinatura de contrato com as empresas que estarão envolvidas na construção do Complexo Portuário de São Mateus, um investimento de R$ 3,2 bilhões, que empregará 2.500 pessoas nas obras civis e outras 2.000 pessoas durante a operação.

A programação do seminário e o local de sua realização serão definidos nos próximos dias, mas os principais atores envolvidos já estão articulados e com a data aprovada. A Associação Noroeste de Rochas Ornamentais (Anpro) estará na mobilização da classe industrial, uma vez que o seminário reunirá lideranças políticas e empresarias de pelo menos dezessete municípios do Noroeste. Pelo menos 200 líderes regionais estão sendo esperados no encontro. O presidente da Petrocity já se reuniu com prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento do Norte, presidido pelo prefeito Sérgio Murilo Moreira. No encontro, para falar sobre o projeto do novo porto em São Mateus, o presidente da Petrocity citou o impulso que o empreendimento dará para o desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste do Estado: “E não apenas isso, mas também ao Leste de Minas, envolvendo o Vale do Jequitinhonha, e o Sul da Bahia. A implantação do porto vai interiorizar o desenvolvimento da economia, diminuir os custos de produção e, consequentemente, o preço final ao consumidor, seja o regional, o nacional ou mesmo nos produtos para exportação, aumentando a competividade e incrementando o comércio exterior”.

A nova ferrovia é apoiada pelo empresário Maurício Toledo, da Toledo Mineração, sediada em Barra de São Francisco, um de seus maiores entusiastas. A planta é independente do complexo portuário, mas  possibilita a chegada da produção de rochas, minério, café, frutas, laticínios e tudo o mais que for produzido ao longo de sua área de influência. A Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo terá Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas em Barra de São Francisco (ES), Governador Valadares, Santa Maria de Itabira e Sete Lagoas,  em Minas Gerais, e passará pelo terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, onde haverá uma UTAC de mercadorias de alto valor agregado.

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