PRODUÇÃO ANUAL DE ÓLEO E GÁS DA PETROBRÁS TEVE QUEDA DE 0,7% EM 2018
Depois de obter uma produção recorde no ano de 2017, a Petrobrás viu seus números sofrerem uma ligeira queda no ano passado. A empresa informou nesta terça-feira (14) que produziu 2,63 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em 2018 – uma redução de 0,7% ante o ano anterior.
Levando em consideração só a parcela de petróleo, o volume produzido foi de 2,03 milhões de barris por dia, número que ficou 5,9% abaixo do que foi registrado em 2017. A média anual da produção total operada da companhia (parcela própria e dos parceiros) em 2018 foi de 3,29 milhões boed, sendo 3,16 milhões boed no Brasil.
A Petrobrás, contudo, diz que a produção de óleo e gás natural de 2018 está em linha com a meta estabelecida no seu Plano de Negócios e Gestão e projeta a marca de 2,8 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2019.
Cabe lembrar que 2018 foi marcado por desinvestimentos nos campos de Lapa, Sururu, Berbigão, Oeste de Atapu e Roncador, além da formação da Joint Venture da Petrobras América Inc. com a Murphy Exploration & Production Co. O ano também teve o início de operação de quatro novos sistemas de produção: as plataformas P-74 e P-75, localizadas no Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos; a plataforma P-69, localizada no Campo de Lula, também no pré-sal da Bacia de Santos; e o FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes, localizado no Campo de Tartaruga Verde, no pós-sal da Bacia de Campos.
A estatal anunciou ainda um novo recorde anual no aproveitamento de gás da Petrobras no Brasil, com a marca de 96,6%, consequência dos esforços empreendidos ao longo dos últimos anos através do Programa de Otimização do Aproveitamento do combustível.
Deixe seu comentário