faixa - nao remover

CASA DOS VENTOS VAI FORNECER ENERGIA PARA A VALE POR LONGO PRAZO A PARTIR DO SEU PARQUE EÓLICA NA BAHIA

DDDA Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil,  assinou com a Vale um  contrato de fornecimento de energia de longo prazo para o parque eólico Folha Larga Sul, localizado em Campo Formoso, na Bahia. Com potência instalada de 151,2 MW, o projeto possui energia contratada por 23 anos, o maior prazo já assegurado por um parque eólico no país. Pelo acordo, todo investimento na planta – de R$ 750 milhões – é de responsabilidade da Casa dos Ventos. O início da operação comercial está previsto para o primeiro semestre de 2020. O modelo de contratação, conhecido como PPA bilateral,  permite que grandes consumidores de energia negociem diretamente com as empresas geradoras. O acordo prevê ainda a possibilidade da Vale configurar futuramente como sócia do projeto. Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos, disse que “Desenvolvemos um modelo sob medida, no qual somos responsáveis pela construção e operação do empreendimento, tendo nosso parceiro a possibilidade de, no futuro, tornar-se acionista do ativo, gerando sua própria energia na modalidade de autoprodução.”

Segundo Araripe, a aproximação entre geradores eólicos e grandes consumidores é uma tendência mundial, uma vez que a fonte se tornou uma das formas mais2121 baratas de se gerar energia e vai ao encontro da crescente demanda por parte das empresas de garantirem um suprimento energético sustentável. “A contratação por prazos maiores também garante uma previsibilidade, o que é interessante em países como o Brasil, onde existe uma alta volatilidade de preços”.

Para o diretor-executivo de Suporte aos Negócios, Alexandre Pereira, a parcercia com a Casa dos Ventos é mais um passo na estratégia da empresa de atingir 100% de autoprodução de energia elétrica limpa no Brasil até 2030: “Hoje, cerca de 60% de toda a energia que consumimos no país é de autoprodução, vinda de fontes renováveis”. No Brasil, a Vale é proprietária ou opera em parceria dez usinas hidrelétricas e três pequenas centrais elétricas, além de um parque eólico no Ceará. O projeto Folha Larga Sul terá 36 turbinas de última geração da dinamarquesa Vestas, líder mundial na fabricação de aerogeradores. As obras começam em abril deste ano e contam com um dos primeiros financiamentos contratados no Banco do Nordeste (BNB) para o mercado livre.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of