ROUBO EM OLEODUTO NO MÉXICO PROVOCA EXPLOSÃO ARRASADORA COM PELO MENOS 73 MORTES CONFIRMADAS | Petronotícias




faixa - nao remover

ROUBO EM OLEODUTO NO MÉXICO PROVOCA EXPLOSÃO ARRASADORA COM PELO MENOS 73 MORTES CONFIRMADAS

ddddddddFoi uma explosão arrasadora que produziu cenas de guerra. Até a noite deste sábado (19) pelo menos a morte de  73 pessoas  foram confirmadas e dezenas feridas estavam sendo atendidos nos hospitais com a explosão de um oleoduto da empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) na cidade de Tlahueplilpan, no estado de Hidalgo, México. A explosão ocorreu na noite de sexta-feira(18)  quando as quadrilhas organizadas espalhadas por todo México assaltam os oleodutos que transportam combustíveis. Essas quadrilhas roubam gasolina e querosene  e vendem a preços mais baixos do que nos postos. E isso se transformou numa praga em todo país, que está mobilizando o governo e tropas federais mexicanas.   As autoridades locais acionaram o plano de emergência, pedindo à população que seguisse as instruções de segurança e evacuando as proximidades. Os feridos com queimaduras mais graves foram transportados para hospitais da Cidade do México, a cerca de 100 quilômetros de distância. Há ainda informações de pessoas desaparecidas.

Em nota, a petrolífera informou que a explosão se seguiu a um incêndio provocado por um vazamento no duto Tuxpan-Tula e que as pessoas mortas e feridas tentavam fdfhrecolher para si parte do combustível que vazou. Funcionários treinados da empresa estatal auxiliaram os bombeiros e as equipes de segurança no combate ao fogo e atendimento aos moradores de Tlahuelilpan afetados pelo incêndio. Pelo menos 11 ambulâncias e 15 médicos foram enviados para o local, além de equipes técnicas e veículos de outras unidades da Pemex.

fffffNo Twitter, o presidente do México, López Obrador, lamentou a “grave situação”, informando que, tão logo foi informado da explosão do duto, deu instruções para que todos os esforços fossem empenhados para controlar o fogo e atender às vítimas e suas famílias. “Convoco todo o governo a prestar auxílio à população local”, escreveu Obrador pouco antes de seguir para Tlahuelilpan a fim de visitar o local do incêndio.

Houve outro incêndio em um duto da Pemex na cidade de San Juan del Rio, no estado de Querétaro, cerca de 100 quilômetros a noroeste de Tlahuelilpan. De acordo com a estatal, neste incêndio, não houve feridos, e as chamas foram debeladas. Embora a empresa garanta que o trecho afetado do duto Tula-Salamanca fica em uma zona despovoada, a ocorrência mobilizou guardas municipais, bombeiros, agentes da defesa civil e até homens do Exército, além de técnicos da própria empresa.ddddddddd

Ainda de acordo com a Pemex, o duto foi “vandalizado” e, assim como em Tlahuelilpan, pessoas tentavam furtar combustível do local. A empresa afirma que “seguirá reforçando as medidas de prevenção necessárias para acabar com o furto de combustível, colaborando com o combate a esse flagelo que prejudica o patrimônio de todos os mexicanos”. Ainda de acordo com a estatal, o furto de combustível – prática que, no México, de tão comum, já deu origem a uma palavra de uso corrente, o chamado huachicoleo(roubo de combustível) – coloca em perigo a segurança das comunidades próximas aos oleodutos e o abastecimento dos consumidores.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Paulo Garcia de Souza Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Paulo Garcia de Souza
Visitante
Paulo Garcia de Souza

Quanto esforço colocamos sem sucesso tentando vender o Sistema de Detecção de Vazamentos.
O sistema de detecção não impediria a explosão, mas teria pego pequenos roubos e criado uma cultura que impediria a pratica de meter a picareta para roubar combustível.
Se alguem tiver interesse em mais informações estamos à disposição.