GOVERNO RETOMA PLANOS DE CONSTRUIR ATÉ OITO USINAS NUCLEARES NO BRASIL ATÉ 2050
A terça-feira (22) vai chegando ao fim com uma notícia que movimenta o mercado nuclear de forma decisiva. O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou que o governo planeja continuar com os planos de construir até oito usinas nucleares no país até o ano de 2050. O anúncio não é só importante para a diversificação da matriz energética brasileira, mas também traz a expectativa de geração de empregos e atração de investimentos.
O MME revelou que pretende retomar o planejamento de construir entre quatro e oito usinas em comunicado onde defendeu a continuidade da construção de Angra 3, que foi alvo de críticas na mídia neste final de semana. “Para o setor nuclear, a conclusão de Angra 3 é importante, pois traz escala à toda a cadeia produtiva do setor, desde a produção de combustível à geração de energia”, justificou a pasta.
O ministério aproveitou a ocasião para relembrar que o Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030) já prevê a construção de quatro a oito usinas nucleares no País. E que este deve ser o mesmo cenário que tende a ser confirmado pelo PNE 2050, cuja publicação deve acontecer em breve. Em declarações recentes, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, tem defendido que o Brasil explore seu potencial de geração nuclear e destacando que o país tem a 6º reserva de urânio do mundo.
Carta aberta ao Ministro Carta aberta dos empregados de bem da INB Ao Ex. Senhor Ministro de Minas e Energia Alm. Bento Albuquerque Senhor Ministro. Vimos agradecer antecipadamente vossa senhoria porque parece que finalmente o reinado feudal do Rei Pinóquio (INB) vai acabar, o ciclo considerado o pior de toda a história da INB, ficaremos livres dos comunistas travestidos. A conjuntura política e econômica (2017-2018) não estava favorável, mas não justifica, nem ameniza as incorreções de caráter, muito menos frente ao amadorismo de gestão para uma empresa estratégica como a INB. A posse de Pinóquio, marcada pela frase megalomaníaca de… Read more »
[…] Recentemente, como noticiado aqui, o governo deixou claras as suas intenções de expandir o número de usinas nucleares no Brasil. O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou os planos de construir até oito plantas nucleares no país até o ano de 2050, informação que deve ser confirmada no próximo Plano Nacional de Energia (PNE) 2050. A pasta também defendeu a continuação das obras de Angra3. “Para o setor nuclear, a conclusão de Angra 3 é importante, pois traz escala à toda a cadeia produtiva do setor, desde a produção de combustível à geração de energia”, justificou o MME, na ocasião.… Read more »