CNEN RECEBE DENÚNCIA DE CÁPSULA COM SUPOSTA SUBSTÂNCIA RADIOATIVA EM ALAGOAS, MAS ANÁLISE PRELIMINAR DESCARTA RISCOS
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou nesta quarta-feira (23) que recebeu uma denúncia sobre uma cápsula com suspeita de conter substância radioativa, supostamente Césio 137, na cidade de Arapiraca, no Estado de Alagoas. No entanto, o órgão disse que, a princípio, com base nas informações recebidas da Vigilância Sanitária da cidade, trata-se apenas de uma peça de mamógrafo, equipamento que não possui material radioativo e é acionado somente através de corrente elétrica.
A CNEN declarou que acionou sua equipe de emergência a fim de averiguar a ocorrência assim que recebeu a denúncia. Uma equipe de técnicos está se dirigindo até o local. Apesar das primeiras informações descartarem os riscos, a comissão disse que está atuando de acordo com os procedimentos de emergência e atualizará as informações após a conclusão dos trabalhos no local.
Para lembrar, em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital de Goiás. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado acabou espalhando fragmentos da substância radioativa no meio ambiente, causando quatro mortes e contaminação de centenas de pessoas.
A CNEN é responsável por desenvolver a política nacional de energia nuclear. Além disso, atua no planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, estabelecendo normas e regulamentos em radioproteção. Cabe também ao órgão regular, licenciar e fiscalizar a produção e o uso da energia nuclear no Brasil.
Deixe seu comentário