BARRAGEM DA VALE SE ROMPE EM MINAS GERAIS E BRASIL SOFRE NOVO DESASTRE TRÊS ANOS APÓS ACIDENTE DA SAMARCO | Petronotícias




faixa - nao remover

BARRAGEM DA VALE SE ROMPE EM MINAS GERAIS E BRASIL SOFRE NOVO DESASTRE TRÊS ANOS APÓS ACIDENTE DA SAMARCO

brumadinho2A história se repete. O cenário, Minas Gerais, é o mesmo. Um dos personagens também – a Vale. O que muda são as vítimas. Desta vez, Brumadinho foi o palco de um novo rompimento de barragem de rejeitos da mineradora. De acordo com a empresa, ainda não há informação oficial de feridos ou vítimas no local. O Corpo de Bombeiros já foi acionado para prestar as primeiras ações de assistência para a população. No entanto, a Vale confirmou que havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas. Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi afetada.

As imagens do acidente assustam e impressionam e nos fazem logo lembrar do desastre de Mariana (MG), em novembro de 2015, quando uma barragem da Samarco (joint venture entre Vale e BHP) devastou povoados e afetou fortemente o Rio Doce. Foi o maior acidente ambiental da história do nosso país, com consequências que são sentidas na região até o dia de hoje.

mapaA cidade de Brumadinho fica localizada a 57,3 km da capital de Belo Horizonte, capital de Minas.  O acidente atingiu o Rio Paraopeba e a prefeitura do município soltou um comunicado pedindo que a população da cidade se mantenha afastada do leito do rio. A preocupação é que o nível das águas suba por conta do acidente.

O presidente Jair Bolsonaro, que acaba de voltar da Suíça, também se manifestou pelas redes sociais e disse que os Ministros do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do Meio Ambiente, Ricardo Salles, além do Secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, estão indo para a Região. “Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia”, escreveu o presidente. Bolsonaro pretende sobrevoar o local da tragédia na parte da manhã deste sábado (25).

brumadinhoEnquanto isso, a Vale disse que além de acionar o Corpo de Bombeiros, ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse a empresa, em breve comunicado.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Parísio Pinheiro Cangussú Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Parísio Pinheiro Cangussú
Visitante
Parísio Pinheiro Cangussú

Tragédia em Mariana (2016) e Brumadinho (2019) Trevor Kletz (1922-2013) falava de forma incansável que “organizations has no memory”, ou seja, “as empresas não têm memória”. Ele afirmava que os mesmos acidentes se repetiam após um período de tempo, porque as empresas não investigavam as causas dos acidentes, não implementavam as devidas ações corretivas e não faziam a abrangência para empresas similares. Nós, profissionais que focalizamos a prevenção de perdas seguimos as seguintes etapas; 1) Identificação de Perigos, Análise e Avaliação de Riscos na fase de projeto; 2) Implementação de TODAS as recomendações provenientes dos estudos de Risco (sistemas de… Read more »