GUAIDÓ VAI NOMEAR NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PARA DIRIGIR A CITGO NOS ESTADOS UNIDOS
A Assembleia Nacional da Venezuela designou um novo conselho de Administração para a Citgo, subsidiária da PDVSA nos Estados Unidos em mais uma tentativa de retirar o controle das rendas do petróleo venezuelano das mãos do ditador Nicolás Maduro. Juan Guaidó, que fez esse anúncio, teve o respaldo do governo americano para controlar as iniciativas da empresa em solo americano. As indicações deixaram Maduro irritado em mais um embate contra Guaidó. Maduro disse que a Citgo foi “roubada pelo imperialismo americano”.
Ao controlar a Citgo, Guaidó pode obter fundos para formar um governo interino. O líder opositor disse que estava dando um passo importante para preservar a PDVSA que é o maior bem venezuelano, preservando os seus ativos nos Estados Unidos. A nova direção será composta por venezuelanos “livres da corrupção, capazes e sem coloração partidária”, disse Guaidó. Ontem (13) o governo da Bulgária identificou e congelou milhões de Euros em dinheiro e em ouro, enviados clandestinamente da Venezuela por altos ocupantes do governo, inclusive militares.
Qual o melhor para um pais? O povo derrubar um governo impopular ou uma nação estrangeira derrubar um governo impopular? Guaidó não será um líder se derrubar um governo com apoio de uma nação estrangeira.