DESREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO MEXICANO ABRE ESPAÇO PARA CONSTRUÇÃO DE DUAS NOVAS REFINARIAS NO PAÍS
Ao contrário do que se esperava do novo governo de esquerda no México, a liberalização do mercado de energia vai proporcionar oportunidades para refinarias norte-americanas, apesar da retórica do presidente Andrés Manuel López Obrador. A Pemex está em busca de parceiros para revitalizar e operar suas refinarias. O processo de suprimir o monopólio da Pemex já ajudou a atrair investimentos estrangeiros. Os planos para a construção de duas novas refinarias vão se concretizar, mas terá capital estrangeiro, já que a Pemex sozinha não tem como financiar por conta própria. Aprimorar a confiabilidade das refinarias existentes tem seus próprios desafios, como excesso de pessoal, falta de investimento e tecnologia obsoleta incapaz de competir globalmente, especialmente em oposição às refinarias da Costa do Golfo.
As Importações cresceram e as refinarias do México estão sofrendo. As refinarias da Pemex lutaram durante anos para competir em um mercado global saturado, abrindo espaço às importações de combustível para o México, especialmente da Costa do Golfo dos EUA. Altos custos operacionais, a queda na produção de petróleo bruto mexicano e problemas de manutenção reduziram a utilização de 82% em 2014 para 55% em 2017. As Importações de gasolina aumentaram 12% ao ano desde 2014, com os EUA expandindo sua participação nas expedições para mais de 80% nos últimos dois anos.
As grandes petroleiras entraram no atacado varejo e de combustíveis. As principais companhias de petróleo fizeram do México uma importante região de expansão na distribuição de combustíveis no atacado e varejo. Exxon Mobil, BP, Royal Dutch Shell e Marathon Petroleum abriram postos de combustíveis no norte do México, a primeira região a romper o monopólio da Pemex e desregulamentar os preços. O mercado mexicano de combustíveis estava crescendo 1,4% ao ano antes da reforma, impulsionado pelos preços da gasolina controlados pelo governo e uma economia acelerada. A Marathon abriu 105 lojas no México e espera ter entre 250 e 300 até 2020. O consumo per capita de gasolina no México é 22% da demanda americana, mas 70% acima da brasileira.
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