PETROBRÁS ANUNCIA QUE APRESENTARÁ NOVO MODELO DE VENDAS DE REFINARIAS
De volta ao planejamento. Não deu certo a recente tentativa da Petrobrás em se desfazer de ativos na área de refino. Por isso, o presidente da companhia, Roberto Castello Branco, anunciou nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro, que a empresa vai desenhar um novo modelo de venda de suas refinarias. A previsão inicial é que a nova proposta seja apresentada dentro de três meses.
“Nós vamos desenhar um pacote que atenda aos nossos interesses de gerar recursos para atender o objetivo de reduzir o endividamento e financiar investimentos em óleo e gás. Ao mesmo tempo, deve-se ter o cuidado de não dar origem a monopólios regionais controlados por investidores privados”, comentou o executivo. Castello Branco considera que o modelo de venda atual, lançado em 2018 e que prevê a alienação de 60% de participação em refinarias do Sul e Norte, não é competitivo.
“Pretendemos mudar o modelo. Nós não concordamos com o modelo do ano passado, porque exclui compradores. Então, isso está fora de questão. O modelo será outro e está sendo discutido. Vamos levantar várias opções e modelos de venda e encontrar um que consideramos melhor”, explicou o presidente. O executivo ainda acrescentou que gostaria que a Petrobrás tivesse menos de 50% de participação do mercado nacional de refino, frente aos atuais 98%.
No planejamento de negócios da Petrobrás entre os anos de 2019 e 2023, o setor de refino deverá receber até US$ 8,41 bilhões em investimentos, o que corresponde a 10% do montante total que a estatal irá desembolsar no intervalo. A parte de exploração e produção ficará com a maior fatia de recursos – US$ 68,8 bilhões.
“O nosso objetivo é investir naqueles ativos que tragam maior retorno. Isso significa [investir] em exploração e produção em águas ultraprofundas e profundas. Por exemplo, revitalizar a Bacia de Campos e, ao mesmo tempo, vender aqueles ativos que nao conseguimos extrair o melhor retorno possível”, concluiu Castello Branco.
Papo furado, querem destruir a Petrobrás pelas beiradas. O governo JB é incompetente. JB venceu para ser a salvação do Brasil mas o cara não sabe como fazê-lo. Entregou o pais nas mãos de um monte de ministros e economistas interesseiros que estão pouco se lixando para o pais.
A BANDALHEIRA NA PETROBRAS AINDA NÃO ACABOU – PETROBRAS PRETENDE REPASSAR SUAS REFINARIAS AS CONCORRENTES E ENTREGAR 2,5 BILHÕES DE REAIS DO INVESTIDOR PARA A LAVA JATO ADMINISTRAR: Que estória é essa? A Petrobras não pode ser considerada dona singela e absoluta do dinheiro que foi recuperado e não poderia entregá-lo para a Lava Jato administrar. No Direito brasileiro a Petrobrás é definida como sociedade anônima de economia mista regida pelo direito privado – artigos 61 da Lei 9.478/1997 e 235 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA). A União Federal, apesar de acionista controladora que detém a maior parte das… Read more »
Vender refinarias para a concorrência? Que conversa estranha e puro eufemismo para privatizar mais ainda a Petrobras. Porque os concorrentes não constroem novas refinarias já que o Brasil importa refinados. Pergunta fácil e de difícil reposta para o senhor Castello Branco! Parece o litígio sugerido por Trump para brigarmos com a China. Ficamos mal humorados e a China então, com raiva, passará a comprar agricultáveis nos EUA e assim tornaremos a única atividade rentável hoje, no Brasil, mais um outro sítio de desempregos. Enquanto isso com o PIB 2018 de 1,1% estamos cansados da promessa de crescimento e de novos… Read more »
Papo furex, essa anta veio pra detonar a PETROBRAS, depois que vender tudo sai do país e vai fazer uma boquinha lá fora.