INTERMODAL SERÁ PALCO PARA DEBATE SOBRE O NOVO SISTEMA DE GESTÃO PORTUÁRIA NO BRASIL
A próxima semana será de grande atenção para profissionais e empresas do setor portuário brasileiro. Depois de apresentar as propostas do setor ao novo Governo Federal, ainda na fase de transição, a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) discutirá uma das principais reivindicações da entidade na 25ª edição da Intermodal South America 2019, em São Paulo, na próxima terça-feira (19). O modelo de gestão dos portos será tema de um dos painéis do evento que é reconhecido como o principal encontro das Américas em logística, transporte de cargas e comércio exterior. De acordo com o diretor presidente da ABTP, Jesualdo Silva(foto), que acaba de assumir o cargo, é o momento de reforçar a necessidade de um setor mais ágil, eficiente e com plenas condições para atender as demandas do Brasil no comércio internacional. “Podemos afirmar que o Governo está ciente das nossas demandas e do quanto nosso setor é decisivo para a retomada do crescimento econômico do país”.
A ABTP entende que não há uma solução única que se aplicará a todos. Em alguns casos, pode-se aplicar delegação, concessão em parte ou na totalidade ou até mesmo privatização. Entretanto, a associação compreende que, em qualquer dos casos, é necessária a imediata descentralização de funções nos termos da Portaria 574/2018 e profissionalização da gestão, como por exemplo, da revisão do Conselho de Administração, com profissionais de mercado e especializados na área.
AABTP, que completa 30 anos no próximo dia 5 de abril, também acaba de instalar comitês temáticos no intuito de debater pautas estratégicas para este ano. De acordo com o diretor presidente da entidade, os comitês sobre gestão das Companhias Docas, de regulação e de mão de obra, estão em linha com as prioridades também definidas pelo Governo Federal.
Deixe seu comentário