GOVERNO DE CONNECTICUT RENOVA POR MAIS DEZ ANOS A OPERAÇÃO DA USINA NUCLEAR QUE ABASTECE 45% DO ESTADO
Duas concessionárias de Connecticut assinaram contratos para garantir a operação contínua da usina nuclear de Millstone, nos Estados Unidos. Governadores dos seis estados que compõem a região da Nova Inglaterra divulgaram um documento delineando seu compromisso de cooperar para manter instalações de energia limpa, principalmente as nucleares. O governador de Connecticut, Ned Lamont, fez um contrato de dez anos e nove milhões de MWh por ano entre a operadora Dominion e as concessionárias Eversource e United Illuminating. Katie Dykes, comissária do Departamento de Energia e Proteção Ambiental (DEEP) do estado, garantiu a usina e seus dois reatores que geram cerca de 45% da eletricidade de Connecticut e iria ser descomissionada em 2023.
O Governador disse que “A perda da Millstone teria sido catastrófica para o nosso estado e nossa região.. A paralisação da usina teria exposto à região a um aumento de quase 25% nas emissões de carbono, além de maiores riscos de apagões, bilhões de dólares em custos de reposição de energia e a perda de mais de 1.500 empregos. Com este acordo, podemos começar a avançar com novos investimentos em energia renovável e limpa, necessária para transformar nossa rede”.
O contrato negociado garante que o estado e a região possa manter um recurso crítico de segurança zero e carbono. O fechamento da Millstone teria resultado em um aumento muito grande nas emissões de carbono e e a perda confiabilidade, disse Katie Dykes: “Assegurar esse recurso permitirá que nosso estado continue seu progresso na ampliação da eficiência energética e do investimento em renováveis que será necessário para a transição para uma rede elétrica limpa no futuro”. A Dominion disse que o contrato representou uma “elevação financeira modesta” e foi um “marco significativo” em sua progressão em direção a um perfil de lucros mais regulado e de longo prazo, com a consequente redução no risco de negócios. “Esta é uma grande vitória para Connecticut, a região e nossos colegas da Millstone”, disse o presidente e CEO Paul Koonce.
Deixe seu comentário