CHEVRON CONCLUIU VENDA DE PARTICIPAÇÕES DE DOIS BLOCOS DE PETRÓLEO PARA UMA SUBSIDIÁRIA DA PETRORIO
A gigante norte-americana Chevron concluiu a transação de venda de 51,74% de sua participação no campo de Frade, na Bacia de Campos, e 50% de participação no bloco CE-M715 em águas profundas na Bacia do Ceará, no Brasil. O comprador foi a Petrorio Luxembourg Holding. Sarl, subsidiária da PetroRio. A operação já havia sido anunciada anteriormente pelas duas empresas no dia 30 de janeiro, mas só foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em 11 de março. Após essa conclusão da transação, a PetroRio, presidida por Nelson Tanure Filho, passa a ser a nova acionista dos dois ativos.
Esta venda apoia os esforços contínuos da Chevron para gerenciar e otimizar seu portfólio global. A Chevron está no Brasil há mais de cem anos e continua comprometida em aumentar sua presença no País. A empresa considera que o pré-sal brasileiro é um recurso de classe mundial que o Brasil é uma parte importante do portfólio da empresa na América Latina. A empresa arrematou seis blocos do pré-sal em 2018, em parceria com a Petrobrás e outras grandes empresas de petróleo.
A Chevron Corporation é uma das principais empresas de energia integrada internacionalmente. Através de suas subsidiárias que realizam negócios em todo o mundo e está envolvida em praticamente todas as segmentos do setor de energia. A Chevron explora, produz e transporta petróleo bruto e gás natural; refina, comercializa e distribui combustíveis e lubrificantes; fabrica e vende petroquímicos e aditivos; gera energia; e desenvolve e implanta tecnologias que aumentam o valor do negócio em todos os aspectos das operações da empresa.
Nesta terça-feira ( 26) a PetroRio emitiu uma nota dizendo que “O negócio inaugura a participação da PetroRio no pré-sal brasileiro por meio da possibilidade de explorar prospectos em uma campanha de perfuração já planejada para 2020. Esses prospectos são análogos à descoberta no Campo de Roncador, com profundidade de 4500 metros. A transação também representa mais uma etapa de sucesso na execução da estratégia de crescimento da companhia, focada no desenvolvimento de campos maduros já em produção. Com o aquisição, a produção da PetroRio passa a ser incrementada em 11 mil barris por dia. Já as reservas 2P subiram para 43 milhões de barris de óleo equivalente.
A PetroRio estima que a aquisição poderá proporcionar reduções significativas de custos por meio das sinergias operacionais terrestres, aéreas e marinhas e pretende elaborar um plano de redesenvolvimento para o Campo de Frade, o que deverá incluir campanhas de perfuração e de injeções de água, a serem definidas com auxílio das equipes de Geologia, Engenharia de Poços e de Reservatórios da Companhia.”
Nelson Queiroz Tanure, CEO da PetroRio, disse que “Esperamos replicar o êxito obtido no Campo de Polvo também em Frade, aumentando a vida útil do Campo em mais de 10 anos. Para isso, vamos adotar nosso método diferenciado de gestão, que presa pela eficiência, redução de custos, disciplina financeira e meritocracia”.
Deixe seu comentário