ISRAEL ESPERA QUE A PETROBRÁS PARTICIPE DOS LEILÕES PARA EXPLORAÇÃO DO LEVIATHAN, SEU GIGANTESCO CAMPO DE GÁS
Por orientação do Ministro Bento de Albuquerque, de Minas e Energia, a Petrobrás deve participar do leilão que Israel vai fazer para explorar seu gigantesco campo de gás descoberto no Mediterrâneo. O governo de Israel aprovou um plano para retomar o projeto de exploração dos enormes campos de gás natural de Leviathan, após uma série de incertezas regulatórias. Além disso há outros 18 campos que serão ofertados. Recentemente, o ministro de Energia do país, Yuval Steinitz (foto), anunciou um acordo que oferece mais estabilidade para a Noble Energy e o grupo israelense Delek – parceiros do projeto. No mercado esa informação torceu o nariz de alguns analistas que enxergaram essa sugestão do ministro como uma intervenção do governo nos negócios da empresa. De outro lado, a companhia fez muitos cortes que podem lhe dar fôlego para investir na exploração de áreas em outros países. Se a exploração é o principal foco, essa sugestão do ministro pode ser acolhida pelo Conselho de Administração, apesar da logística distante do Brasil.
É um novo passo em direção ao aproveitamento do gás natural da área de Leviathan, que enfrentou em março do ano passado um grande obstáculo, já que a Suprema Corte de Israel vetou o acordo anterior firmado entre governo e as empresas. Entre outras coisas, o documento previa o compromisso de não alterar os impostos ou quotas de exportação.
“Depois de um atraso de seis anos, a revisão da cláusula de estabilidade vai permitir não só o avanço do desenvolvimento de Leviathan, mas também abrir o mar para a exploração de novos campos de gás, e garantir as exportações do gás israelense para os países vizinhos e Europa”, declarou Steinitz. A previsão é que a obtenção de gás natural a partir dos reservatórios de Leviathan aconteça até o final de 2019.
Com gás e óleo sobrando quem excesso para investimentos aqui no Brasil por que o senhor ministro investir em Israel? Nada contra os israelitas mas isso é inexplicável, uma absoluta falta de lógica. Eu compreenderia até que poderíamos vender a nossa experiência técnica (expertise) para ajudar os israelitas a descobrirem e delimitarem as suas fontes de energia. escrevi vender expertises pois nesse mundo nada é dado de graça para ninguém ou estou equivocado? Uma das melhores empresas de software de petróleo, a PARADIGM, tem origem em Israel que aliás domina os softwares como poucos países e nos vendem, digo vendem… Read more »
Não é portadores e sim por valores. Corretor danado