ABERTURA DA MAIOR FEIRA DE DEFESA DA AMÉRICA LATINA TERÁ A PRESENÇA DO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO HAMILTON MOURÃO
Começa nesta terça-feira (2) e vai até a próxima sexta-feira (5) a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security, que chega em 2019 a sua 12ª edição. O evento reúne bienalmente no Riocentro, no Rio de Janeiro, empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de soluções para as três Forças Armadas e Forças Policiais. Além de exposição, a feira conta com programa de conteúdo exclusivo: Seminário de Segurança LAAD. Na última edição, em 2017, o evento reuniu 450 marcas expositoras de 36 países, 37.100 visitantes e 183 delegações oficiais de 81 países. Este ano ela está ainda maior. Na abertura, o Presidente brasileiro em exercício, Hamilton Mourão, vai representar o Presidente Bolsonaro, que está em viagem oficial a Israel, fará a abertura do evento e possivelmente dará uma entrevista coletiva.
Logo depois da abertura a Marinha do Brasil vai realizar a cerimônia para o anuncio oficial do vencedor da licitação do Projeto de Obtenção das Corvetas Classe Tamandaré 205, vendido pelo Consórcio Águas Azuis, liderado pela alemã Tyssenkrupp. Em seguida, haverá uma coletiva Tamandaré, apresentar o Projeto de Obtenção do Míssil Antinavio Nacional de Superfície. Durante a feira a Marinha brasileira vai expor em estande próprio seu portfólio estratégico, cuja execução dos projetos proverá a para a defesa, bem como e segurança da navegação. Dentre esses projetos, destacam de Construção do Núcleo do Poder Naval Plena. A execução desses projetos contribuirá para o desenvolvimento nacional do País, como a ciência e tecnologia, a indústria e a área social. Serão expostos simuladores, meios operativos empregados pelo Corpo de Fuzileiros Navais e aeronaves. A Marinha vai destacar ainda a busca por uma Força Naval melhor, suas demais atribuições legais, como a salvaguarda da vida, destacando também o Programa Nuclear da Marinha, o Programa Estratégico e o Programa de Obtenção da Capacidade Operacional.
A Helibras, única fabricante de helicópteros da América Latina, vai expor sua ampla gama de produtos e serviços, destacando a parceria de mais 40 anos com o Brasil. Na LAAD (Latin America Aerospace and Defence). A empresa destacará a importância estratégica da indústria nacional. “Temos um papel fundamental na transferência de tecnologia e desenvolvimento da indústria aeronáutica no país, contribuindo para a soberania nacional. A LAAD é uma excelente oportunidade para ressaltarmos nossa posição no país e na América Latina”, afirmou Richard Marelli, presidente da Helibras e Head of Country da Airbus no Brasil.
A Embraer também vai participar da feira apresentando suas soluções integradas e aplicações de Comando e Controle, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento em sistemas integrados de informação, comunicação, monitoramento e vigilância de fronteiras, tecnologias de radares e sistemas espaciais, além das aeronaves A-29 Super Tucano, de ataque leve e treinamento avançado, e o KC-390, de transporte militar multimissão. Nos últimos anos, a Embraer aplicou sua expertise de cinco décadas no desenvolvimento e fabricação de aeronaves e diversificou o portfólio de produtos para o setor de defesa e segurança para além das aeronaves, por meio das empresas coligadas. Entre elas, estão a Atech, empresa brasileira líder em sistemas complexos de missão crítica, provedora de soluções integradas em defesa, segurança, tráfego aéreo e aplicações civis, e a Savis, dedicada a desenvolver, integrar e implantar sistemas e serviços na área de Monitoramento de Fronteiras e Proteção de Estruturas Estratégicas, de acordo com as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa.
A gigante sueca Saab, que vendeu os caças Gripen para a Força Aérea Brasileira, fará uma entrevista para apresetar o seu Sistema Míssil de Baixa Altura Telecomandado RBS 70 NG. Virgilio da Veiga Junior, diretor de vendas da companhia, dará informações sobre o último contrato da Saab do RBS 70 NG com Exército Brasileiro e também sobre a mais recente oferta – o MSHORAD, um sistema de defesa aérea móvel. O General de Brigada Alexandre De Almeida Porto, Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, falará sobre a utilização do RBS 70 NG pelo Exército.
A divisão de produtos especializados da DowDuPont, leva para a LAAD Defence & Security uma máquina que testa a flexibilidade de coletes balísticos, capaz de avaliar e quantificar características como resistência, conforto e ergonomia das vestimentas. O equipamento já é utilizado em testes pelo país, mas os visitantes do estande da DuPont poderão acompanhar uma grande inovação nos experimentos, explica Allan Gorham, gerente de relações governamentais da DuPont: “É a primeira vez que uma empresa brasileira cria e disponibiliza ao público um protocolo detalhado de testes de flexibilidade com o padrão da norma francesa, país avançado na legislação sobre este segmento”. A DuPont lança, na LAAD, um tecido inovador no país, resistente a chamas, desenvolvido especialmente para a proteção de profissionais das forças de segurança da aviação brasileira: o Nomex ST Aviator. É um tecido leve: pesa 165 gramas por metro quadrado. Para efeitos de comparação, uma camiseta de algodão pesa em torno de 150 gramas por metro quadrado. “Outro de seus diferenciais é que a fibra já é verde, cor utilizada nos uniformes. Por ser um tecido não tingido, mantém a cor por um período muito mais longo”..
Deixe seu comentário