ABIQUIM LANÇARÁ CAMPANHA PARA ACABAR COM ENTRAVES BUROCRÁTICOS QUE CAUSAM PREJUÍZOS ANUAIS DE R$ 1 BILHÃO AO SETOR
A Associação Brasileira da Indústria da Química (Abiquim) vai lançar nesta quarta-feira(3), às dez da manhã, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, a campanha Desburocratize a Química. O projeto, que é um dos principais pleitos da Frente Parlamentar da Química, que será relançada também amanhã e tem como objetivo discutir e trazer possíveis soluções para entraves burocráticos que causam prejuízos de mais de R$ 1 bilhão anualmente para toda a cadeia produtiva do setor químico nacional.
Por meio de levantamento realizado com seus associados, entidades nacionais e internacionais, a Abiquim identificou 23 pontos que podem tornar os processos mais eficientes, como compartilhamento de informações fiscais, integração de registros públicos, padronização de vistorias, além de regulamentação de treinamentos por meio do ensino à distância. Fernando Figueiredo(foto), presidente da Abiquim, e o Deputado Alexis Fonteyne, integrante da Frente Parlamentar da Química, estarão presentes para explicar os detalhes desses pontos destacados pela campanha.
Sobre o mercado, a produção de químicos de uso industrial caiu 0,74% no primeiro bimestre de 2019, segundo levantamento da Associação. Apesar de a queda ser pequena em relação ao mesmo período do ano passado, ela acontece sobre uma base de comparação baixa, sendo este o pior início de ano para o setor desde 2011. As vendas dos produtos químicos fabricados no País para o mercado doméstico caíram 4,24% no primeiro bimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Na mesma comparação, o consumo aparente nacional (CAN), que mede a produção mais importação menos exportação, teve alta de 7,5%. Nos dois primeiros meses do ano, as importações, em volume, cresceram de forma acentuada, 29,8%, e em quase todos os grupos analisados.
Deixe seu comentário