MARINHA COMPRA DUAS LANCHAS BLINDADAS PARA PATRULHAR ÁREAS DO 2º COMANDO NAVAL NA BAHIA E ESPÍRITO SANTO
No dia do encerramento nesta sexta-feira (5) da 12ª edição da Feira de Defesa e Segurança da América Latina (LAAD Defence & Security), a Marinha do Brasil, assinou um contrato com a empresa brasileira DGS Defense para aquisição de duas lanchas de ação rápida com proteção balística, que serão empregadas nas atividades de patrulhamento da Baía de Todos os Santos e proximidades. A Marinha foi representada pelo Comandante do 2º Distrito Naval Vice-Almirante Marcelo Francisco Campos. As embarcações poderão, ainda, incrementar a fiscalização das águas interiores e o combate aos crimes nas fronteiras e crimes ambientais na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval, composta pelos estados da Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais.
Essas fiscalizações fazem parte de acordos da Marinha do Brasil com órgãos governamentais, como a Polícia Militar da Bahia, a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A Marinha já vem agindo no apoio logístico na área de segurança pública no Estado da Bahia. Após a assinatura do contrato, a previsão de entrega das lanchas é de 240 dias. De acordo com o Almirante Campos, as embarcações adquiridas “facilitarão a atuação com mais eficiência, o que permitirá que a sociedade conte com melhores serviços na área de segurança”.
A área marítima sob jurisdição do 2ºDN apresenta características específicas, marcadas por águas rasas, presença de altos fundos e, principalmente, de pedras. Tais situações representam um risco e necessitam de embarcações com baixo calado, casco reforçado, dotado de resistência superior a impactos. Assim, o projeto das Embarcações Tubulares Rígidas Híbridas (ETRH), apresentado pela empresa brasileira, foi considerado adequado para a navegabilidade nas águas marítimas que circundam o 2ºDN. A Marinha considerou a lancha é mais vantajosa em relação aos demais tipos de embarcações, principalmente no tocante à resistência ao choque mecânico, à incrustação do casco, à necessidade de manutenção, ao tempo de garantia e à maior durabilidade (longo ciclo de vida). Além disso, um fato que agrega grande vantagem é o sistema de blindagem das embarcações que faz parte do projeto e não é uma mera adaptação.
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