PETROBRÁS PÕE A VENDA SUAS REFINARIAS E EMPRESA PASSARÁ A VIVER UMA ECONOMIA DA ERA BOLSONARO | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS PÕE A VENDA SUAS REFINARIAS E EMPRESA PASSARÁ A VIVER UMA ECONOMIA DA ERA BOLSONARO

Roberto Castello BrancoDe hoje em diante o Brasil terá uma nova Petrobrás. Será a Petrobrás do governo Bolsonaro, sob inspiração do Ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da companhia, Roberto Castello Branco. O  Conselho de Administração da companhia em reunião realizada hoje (26), aprovou as novas diretrizes para a gestão do portfólio de ativos. As novas diretrizes consideram a venda de ativos com destaque para o segmento de Refino e Distribuição, incluindo a venda integral da PUDSA, rede de postos no Uruguai, oito refinarias que totalizam capacidade de refino de 1,1 milhão de barris por dia, e a venda adicional de participação na Petrobrás Distribuidora (BR), permanecendo a Petrobrás como acionista relevante. Os ativos de refino incluídos neste programa de desinvestimento são: Refinaria Abreu e Lima (RNEST), Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), Refinaria Landulpho Alves (RLAM), Refinaria Gabriel Passos (REGAP), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).

Os projetos de desinvestimento das refinarias, além do reposicionamento do portfólio da companhia em ativos de maior rentabilidade, possibilitarão também dar maior competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil, em linha com o posicionamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e recomendações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os projetos seguirão a Sistemática de Desinvestimentos da Petrobras e terão suas principais etapas divulgadas oportunamente ao mercado.

A empresa informa que no caso da BR Distribuidora, encontra-se em estudo a realização de uma oferta pública secundária de ações (follow-on). Atualmente a participação da Petrobras no capital da BR Distribuidora é de 71%. As diretrizes, diz um comunicado da Petrobrás,  estão de acordo com os pilares estratégicos da companhia que têm como objetivo a maximização de valor para o acionista, através do foco em ativos em que a Petrobras é a dona natural visando à melhoria da alocação do capital, aumento do retorno do capital empregado e redução de seu custo de capital.

4
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Felipe SantiagoLuciano Seixas ChagasLuiz MatiasDeco Bamba Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Deco Bamba
Visitante
Deco Bamba

Novidade!!! Temos um pais governado por um bando de malucos conforme disse o ex-presidente Lula. Um bando que não pensa na pátria mas somente nos seus umbigos em barrigas bem alimentadas em Orlando. A imprensa inoperante do Brasil fica calada é só faz análise do tipo Inez morta.

Luiz Matias
Visitante
Luiz Matias

Impressionante como a PETROBRAS teve a capacidade de desempregar a Engenharia Naval e Offshore Brasileira com sua política de sucatear sua frota e mandar para fora do País obras como por exemplo a P76 que foi e voltou para ser concluída no Brasil.

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Mais uma política de desemprego acentuando, ainda mais, a crise absoluta que vive e engenharia nacional e os brasileiros. O presidente Bolsonaro e o seu ministro de educação dizem que serão cortados os investimentos nas ciências humanas (como se todas as ciências não fossem humanas) para priorizar as áreas de Medicina, Veterinária e Engenharia. Pela constado hoje, teremos, portanto, ainda mais engenheiros trabalhando nas UBER e IFOOD’s da vida, face a crise de desemprego que assola toda a engenharia nacional há mais de 4 anos. Na maioria dos casos as atividades do pré-sal, com os seus reservatórios de alta produtividade,… Read more »

Felipe Santiago
Visitante
Felipe Santiago

A Petrobras sempre serviu como uma das locomotivas de desenvolvimento do país. O foco agora será na maximização dos lucros dos acionistas. Minha dúvida fica em qual a alternativa de locomotiva será criada/reforçada no país para desenvolvimento de mão de obra capaz e eficiente.