AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA DESTACA MODELO DE EQUILÍBRIO DE ÁGUA COM ISÓTOPOS | Petronotícias




faixa - nao remover

AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA DESTACA MODELO DE EQUILÍBRIO DE ÁGUA COM ISÓTOPOS

QA Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) planeja discutir seu modelo de equilíbrio hídrico com base em isótopos durante o Simpósio Internacional sobre Hidrologia Isotópica, que será realizado entre 20 e 24 deste mês,  em Viena, na Áustria. Os modelos de balanço hídrico descrevem o ciclo da água em termos de precipitação, fluxo e mudanças no armazenamento de água. Ao contrário de muitos modelos tradicionais de balanço hídrico, o modelo da AIEA usa isótopos para calibrar o modelo e verificar sua precisão porque os isótopos são distintos e consistentes em seu comportamento. A AIEA diz que a tecnologia pode ajudar os especialistas a “prever com precisão e confiabilidade o impacto da mudança climática nos recursos hídricos no futuro distante”. As informações coletadas podem ajudar os tomadores de decisão a desenvolver políticas sustentáveis de uso da água para as próximas gerações, afirmou.

Dessie Nedaw Habtemariam, professora associada da Universidade de Addis Ababa, na Etiópia, disse que “Para qualquer país e clima, a precisão nesses estudos de longo prazo sobre a água é importante porque uma superestimação ou subestimação do futuro suprimento de água pode ter efeitos prejudiciais. Se estimamos erroneamente a rapidez com que a água é reabastecida, por exemplo, e nossa estimativa é muito alta, e então comunicamos esses resultados aos tomadores de decisão, eles podem implementar políticas que resultam em águas subterrâneas sendo extraídas mais rapidamente do que podem ser recarregadas”.

As Águas subterrâneas – água na camada de rocha permeável sob a superfície da Terra – é uma fonte primária de água doce para a maioria da população da Etiópia: “Isso levaria a um declínio acentuado no fornecimento de água subterrânea disponível, o que poderia significar um abandono dos furos e pode até levar à escassez de água potável” A subestimação, por outro lado, poderia levar a políticas de água desnecessariamente rigorosas ou influenciar as decisões de desenvolvimento, tais como dificultar a expansão urbana devido à falta de recursos hídricos.

 Tricia Stadnyk(foto), professora associada de engenharia de recursos hídricos da Universidade de Manitoba, no Canadá, disse que muitos modelos de balanço hídrico sssss “fazem um ótimo trabalho” ao simular o fluxo de água em córregos, rios e outras massas de água, mas são “muito ruins” para obter a quantidade de uma evaporação correta, referindo-se ao processo movimento da água das plantas para a atmosfera: “Para as previsões da mudança climática, este é um problema enorme, porque uma das grandes coisas que olhamos é a evapotranspiração”.

Nenhum clima está imune a essas mudanças, disse ela. Eles podem afetar um clima como o do Canadá, onde mais de 60% da massa terrestre é alguma forma de permafrost e há quatro estações distintas, ou uma como a Etiópia, onde grande parte do país é tropical e a temperatura permanece mais ou menos constante o ano. Essas condições diversas podem ser capturadas ajustando o modelo, o que o torna aplicável globalmente, disse a agência internacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of