OBRAS DO LINHÃO DE TUCURUÍ ESTÃO PREVISTAS PARA COMEÇAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AGOSTO | Petronotícias




faixa - nao remover

OBRAS DO LINHÃO DE TUCURUÍ ESTÃO PREVISTAS PARA COMEÇAR NOS PRIMEIROS DIAS DE AGOSTO

wwwAs obras do linhão de Tucuruí estão marcadas para começar no início do mês de agosto. A confirmação é do secretário de  energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ricardo de Abreu Sampaio Cyrino. A obra era para ter sido concluída em dezembro de 2015, mas sofreu inúmeros embargos na Justiça, que impediram o começo do serviço. O primeiro passo foi a publicação do Conselho de Defesa Nacional, no Diário Oficial da União, que declarou a obra do linhão como de interesse Nacional. O secretário disse: “Estive reunido com representantes do consórcio que vai executar a obra, além da Eletronorte, Funai  e Ibama.  As negociações sobre as compensações aos indígenas estão bem encaminhadas e o Projeto Básico Ambiental Indígena será protocolado nesta segunda-feira (20) na Funai”.

O pedido de licenciamento ambiental para dar início às obras será protocolado no Ibama no dia 10 de junho: “Desta forma, os prazos originais serão garantidos. Com o licenciamento ambiental sendo aprovado em meados de julho, as obras serão iniciadas a partir de agosto”. Roraima é o único Estado Brasileiro que ainda não está interligado ao Sistema Interligado Nacional e dependia da energia produzida pela hidrelétrica de Guri, que está entre as 10 maiores do mundo e localizada no rio Caroni, na Venezuela. Dez dos 15 municípios roraimenses eram abastecidos pela energia venezuelana desde 2001.

Para lembrar, em 2011, a Aneel  licitou a obra do Linhão de Tucuruí. À época, o consórcio TransNorte, formado pelas empresas Alupar e Eletronorte, investiu R$ 300 milhões na obra, que deveria ter sido entregue em dezembro de 2015, mas sequer começaram a construção. Agora, a empresa TNE conectará Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional. O Estado de Roraima vai ser interligado ao SIN por meio da subestação Lechuga, no Amazonas, cobrindo aproximadamente 715,0 km de linha de 500 kV, em circuito duplo, com 3 subestações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of