NOVA PONTE LIGANDO O BRASIL AO PARAGUAI FINANCIADA PELA ITAIPU BINACIONAL FICARÁ PRONTA EM TRÊS ANOS | Petronotícias




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NOVA PONTE LIGANDO O BRASIL AO PARAGUAI FINANCIADA PELA ITAIPU BINACIONAL FICARÁ PRONTA EM TRÊS ANOS

121O bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu (PR), vai virar um canteiro de obras. É lá que  será erguida uma  nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai, financiada pela Itaipu Binacional. O Consórcio Construbase – Cidade – Paulitec, responsável pela construção dessa segunda ponte, está trabalhando no planejamento, montando escritório de apoio e recebendo currículos para seleção de pessoal. Serão criados inicialmente cerca de 400 empregos diretos, em várias frentes.  Alguns trabalhos preparatórios – como levantamentos topográficos, revisão de projetos e locação de terreno para a construção do canteiro, considerados normais nesta etapa inicial – estão sendo feitos para dar início às atividades. O gerente de contrato do consórcio vencedor será o engenheiro Osman Bove, que já encaminhou toda a documentação necessária para viabilizar a licença ambiental e o canteiro de obras.  O engenheiro também iniciou contato com a Receita Federal e órgãos do Paraguai para facilitar o transporte de materiais, tanto por via terrestre como por via fluvial, uma vez que haverá a necessidade de transporte de balsa a serviço exclusivo da ponte.  Além de brasileiros, também serão contratados paraguaios. Bove quer garantir que os futuros colaboradores paraguaios tenham direitos trabalhistas idênticos aos dos trabalhadores moradores de Foz.

A pedra fundamental da ponte foi lançada pelo presidente Bolsonaro  e presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.  Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o lançamento é propriamente o início da construção, porque dá início ao processo. A obra tornará a região o maior hub logístico da América do Sul.  Das 400 vagas previstas inicialmente, 80 são para cargos como técnicos administrativos, auxiliares de serviços gerais, almoxarifes e engenheiros, entre outros. As demais são reservadas para os operários – serventes, carpinteiros e armadores, por exemplo.  Um site está em desenvolvimento e em breve deve concentrar todas as informações a respeito da construção e da sua administração, mas, provisoriamente, os candidatos podem enviar seus currículos para o e-mail322 osman@consorciopontefoz.com.br.

Todos os recursos previstos (R$ 462.995.564,22) para construir a ponte e a perimetral em Foz do Iguaçu serão provenientes da Itaipu. Para isso, a binacional está fazendo um remanejamento do dinheiro aplicado em convênios e patrocínios que não tinham aderência à missão da empresa. A previsão é que a obra seja concluída em três anos, sem alteração da tarifa de energia de Itaipu, para não prejudicar o consumidor brasileiro.  Na região, a nova conexão também será fundamental para aliviar o congestionamento na Ponte Internacional da Amizade e evitar o trânsito de veículos pesados pelo centro de Foz do Iguaçu. A Ponte da Amizade será utilizada apenas pelo tráfego local entre Foz e Ciudad del Este e, ainda, para uso turístico, especialmente o de compras, uma das vocações da cidade paraguaia.

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