A LOCAR SE EXIME DE RESPONSABILIDADE PELO NAUFRÁGIO DOS MÓDULOS DA PLATAFORMA P-71 | Petronotícias




faixa - nao remover

A LOCAR SE EXIME DE RESPONSABILIDADE PELO NAUFRÁGIO DOS MÓDULOS DA PLATAFORMA P-71

222Aos poucos vão chegando mais informações oficiais sobre o naufrágio dos módulos da Petrobrás. Desta vez, a Locar, empresa contratada para fazer o transporte dos módulos em terra, fornecer a balsa, fazer o loadout dos módulos e as fixações, divulgou uma nota à imprensa dizendo que os serviços realizados e que foram aprovados pela empresa certificadora. Na verdade, é uma declaração formal se eximindo das responsabilidades pelo naufrágio. A empresa diz que fez os serviços aprovados pela certificadora e entregou a responsabilidade para a Tranship, dona do rebocador contratada pelo estaleiro Jurong. A balsa da Locar está emborcada ainda na área do naufrágio. Tudo isso ainda vai dar muito pano para mangas. O prejuízo diretamente pela perda dos módulos é de cerca de R$ 95 milhões. Mas as consequências pelo lucro cessante da P-71,  passará da casa dos bilhões de dólares.

Veja a nota da Locar na íntegra:

 “ Em relação ao incidente marítimo com os módulos da plataforma FPSO P-71 da Petrobrás, a Locar Guindastes e Transportes Intermodais, empresa contratada para fornecimento da balsa, transporte dos módulos em terra (loadout) e arranjo, fixação e peação (seafasting) dos mesmos à embarcação, informa que todos os projetos, serviços e locações de seu escopo contratual foram realizados sob supervisão e aprovados por empresa certificadora.

A Locar acrescenta que sua atuação no transporte dos módulos restringia-se aos serviços de engenharia do loadout, do seafasting e da movimentação até as balsas, e que, após a conclusão e a aprovação desses serviços, a balsa foi entregue a Tranship, empresa contratada para o planejamento do reboque e sua devida realização até o Estaleiro da Jurong, em Aracruz (ES).

A empresa informa, finalmente, que na manhã desta terça-feira, 21 de maio, a balsa Locar V encontra-se emborcada e flutuando, sujeita à avaliação.”

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Deco BambaJOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

FALHAS SUCESSIVAS DA DA PETROBRAS NA CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DO CONTRATO De fato, inexiste responsabilidade da Contratada LOCAR, sobretudo por ser uma empresa terceirizada, ou ate quarteirizada, reforçando a tese que os tecnocratas da Petrobras ainda não aprenderam a contratar corretamente, se abstendo de fazer constar no instrumento contratual as clausulas decorrentes do gerenciamento de riscos: Seguro Risco do Construtor, Responsabilidades das Partes, Garantias, Especificações bem formuladas, Exigências de Atestados emitidos por certificadoras, etc etc. Cabe ainda investigar se a Petrobras cumpre as leis ao admitir empresas terceirizadas ou ate mesmo quarteirizadas sem o devido crivo investigativo das capacidades… Read more »

Deco Bamba
Visitante
Deco Bamba

Obviamente a culpa foi da viúva. Para responder quem é o culpado somente tendo acesso ao contrato do serviço. Provavelmente pode ter sido um contrato feito na correria do copia e cola. Nada contra desde que haja melhorias e de um para outro.