PRESIDENTE DO INPI PROMETE LIBERAR 80% DAS PATENTES REQUERIDAS NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS | Petronotícias




faixa - nao remover

PRESIDENTE DO INPI PROMETE LIBERAR 80% DAS PATENTES REQUERIDAS NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS

dddSe a promessa for cumprida, será um grande ganho para a economia brasileira. O presidente do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Cláudio Furtado, afirmou que o estoque de pedidos de patentes aguardando decisão vai ser reduzido em 80% num prazo de dois anos. O anúncio foi feito durante o CAS Summit de Inovação, evento realizado pelo Chemical Abstracts Service, uma divisão da American Chemical Society. O evento discutiu os desafios à inovação no Brasil, com a presença de gigantes do setor químico como Basf, Braskem, Ultrapar e Abiquim:  “Isso significa que aumentaremos em 350% a nossa eficiência nas decisões técnicas. Atualmente, tomamos 17 mil decisões técnicas por ano e passaremos a realizar 64 mil”, afirmou o presidente do INPI.

Isso será possível, segundo Furtado, graças a uma série de medidas que vêm sendo colocadas em prática para melhorar a produtividade. Uma delas é o teletrabalho, que está dando a oportunidade de uma parcela dos examinadores trabalharem de casa: “A meta era para que eles aumentassem em 30% a sua eficiência com essa medida e o resultado foi melhor do que esperávamos, pois chegou a 41%”, explicou. Outra iniciativa é a simplificação do exame de patentes com o auxílio de um programa que oferece segurança jurídica às decisões, sem que o examinador perca a sua autonomia por decidir ou não pela concessão do registro.

O presidente do INPI também comemorou a adesão do Brasil ao Protocolo de Madri, recém-aprovada pelo Congresso e que deverá ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na próxima semana. Com isso, o proprietário da marca poderá protegê-la de uma vez só em 120 países diferentes, que representam cerca de 80% do comércio global: “A marca Café do Brasil, por exemplo, só vale no Brasil. Até que um empresário na Turquia resolveu registrá-la em seu país. Esse tipo de problema prejudica muitos mercados nacionais e temos que fazer o pequeno e médio exportador terem suas marcas protegidas internacionalmente“, exemplificou Cláudio Furtado.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Carlos Augusto Bittencourt Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Carlos Augusto Bittencourt
Visitante
Carlos Augusto Bittencourt

Se o INPI tem, hoje cerca de 250.000 pedidos a examinar, no caso de serem examinados, APENAS, uma média de 60.000 por ano (até porque, considerando férias, de fato, são 11 (onze) meses de produção), para “ZERAR o estoque atual, serão necessários aproximadamente 06 (seis) anos. Doutra parte, ao longo desses 06 anos, darão entrada no Instituto, na base de 35.000 por ano (sem considerar nenhum crescimento, nem vegetativo), ou seja, já haverá, em atraso, consoante as disposições dos tratados internacionais e da LPI (Lei nº 9.279/1996), de no mínimo 105.000 pedidos (ou seja, a entrada dos três últimos anos… Read more »