PRESIDENTE DO CLUBE DE ENGENHARIA DIZ QUE DECISÃO DO SUPREMO DE VENDER ATIVOS DA PETROBRÁS É UM CONVITE À FRAUDE | Petronotícias




faixa - nao remover

PRESIDENTE DO CLUBE DE ENGENHARIA DIZ QUE DECISÃO DO SUPREMO DE VENDER ATIVOS DA PETROBRÁS É UM CONVITE À FRAUDE

fdsssA Associação dos Engenheiros da Petrobrás critica o programa de privatizações da Petrobrás, desde os primeiros movimentos feitos pelo  ex-presidente da estatal, Aldemir Bendine, reforçados na gestão de Pedro Parente. Agora, ela ganhou um aliado em suas queixas. Nesta segunda-feira (10), o Presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, divulgou uma nota onde afirma que a decisão do Supremo Tribunal Federal, liberando a venda de empresas ligadas à Petrobrás ou aquelas onde ela tenha alguma participação, é um convite à fraude. Veja a nota na íntegra:

“ O Supremo Tribunal Federal decidiu que a alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação; entretanto, a exigência de tal autorização não se aplica à alienação de subsidiárias e controladas, desde que a criação delas não tenha sido feita por lei.

Decidiu ainda que a dispensa de licitação não as exime de seguir procedimentos que atendam aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade estabelecidos no art. 37 da Constituição Federal, de modo a assegurar a necessária competitividade.

Estava em causa a alienação de ativos da Petrobrás, política adotada desde a gestão Bendine, no governo de Dilma Rousseff, para reduzi-la à condição de mera produtora e exportadora de petróleo bruto, tornando o Brasil refém das petroleiras privadas multinacionais para o atendimento às suas necessidades de derivados de petróleo e de petroquímicos.

O Supremo atendeu à lógica formal. Se a decisão de investir em determinado ativo, ou de criar subsidiária ou controlada não se baseou em autorização legislativa, não há por que exigi-la nas alienações de controle acionário. Não atentou o Supremo, entretanto, para a fraude intencional à lei, praticada pelas administrações da Petrobrás desde Bendine: criam subsidiárias com o propósito deliberado de permitir a sua venda. Privatizam a Petrobrás por partes (gasodutos, refinarias, petroquímicas), em negócios sem a mínima transparência. Nesta toada, todos os ativos da Petrobrás poderão ser vendidos sem a necessária autorização legislativa. Sob o silêncio atordoante das nossas lideranças empresariais, o Brasil perde uma ferramenta essencial ao seu desenvolvimento.

Décadas de esforços para construir uma das maiores petroleiras do mundo estão postos a perder. Mais de 5000 empresas, nacionais e estrangeiras, cerca de 800.000 empregos qualificados, dos quais os de mais de 60.000 engenheiros, perderão a razão de ser. A nós, brasileiros, no setor de óleo e gás, restarão empregos e negócios nas áreas de segurança, transporte e alimentação. Por isto, está de luto o Brasil.

O Clube de Engenharia continuará a lutar pela preservação do nosso patrimônio. Neste sentido conclama todos quantos tenham compromisso com os interesses nacionais a instarmos o Congresso Nacional a, com a urgência possível, adotar legislação que impeça a continuidade do desmonte da nossa estrutura produtiva, que nos remete de volta ao passado colonial e ao risco de uma explosão social.”

4
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
pauloDanilo BastosManuel FreitasJosé Pousa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
José Pousa
Visitante
José Pousa

Ninguém quer perder “as tetas” ….

Manuel Freitas
Visitante
Manuel Freitas

Onde estava este senhor quando a Petrobras foi assaltada…..Não se pronunciou….principalmente em obras em que os projetos de engenharia foram sobrefaturados ,mal executados e incompletos…

Danilo Bastos
Visitante
Danilo Bastos

Acho interessante o pessoal do blog fazer uma materia mostrando pontos positivos e negativos da privatizacao. E colocar os pontos que a AEP defende.

paulo
Visitante
paulo

AS EMPRESAS SÓ QUEREM COMPRAR PROTO, NENHUMA VEM INVESTIR E CONSTRUIR REFINARIAS AQUI. SÓ QUEREM TUDO PRONTO, IGUAL AOS PEDÁGIOS DAS ESTRADAS, A EMPRESA CHEGA COLOCA AS GUARITAS E SÓ RECEBE DINHEIRO DOS BESTAS,INVESTIR QUE É BOM NADA