RECENTES DESCOBERTAS EM SERGIPE PODEM ELEVAR MERCADO BRASILEIRO DE GÁS NATURAL A NOVO PATAMAR
A natureza, generosa como sempre com o Brasil, reservou mais uma potencial riqueza para o país, desta vez em Sergipe. A Petrobrás anunciou nesta segunda-feira (7) que já está realizando o Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de todas as recentes descobertas na bacia de Sergipe, com o objetivo de mapear o potencial produtivo de suas acumulações de petróleo e gás natural na área.
A empresa lembrou ainda que está preparando, para este ano, um teste de longa duração na área de Farfan, no offshore do estado nordestino. A região é uma das seis recentes descobertas em águas profundas na Bacia de Sergipe – que incluem Cumbe, Barra, Muriú, Moita Bonita e Poço Verde. Com o teste de longa duração, será possível obter informações que subsidiarão os estudos para uma melhor caracterização da rocha-reservatório e dos fluidos de Farfan.
A Petrobrás ressaltou ainda que seu Plano de Negócios e Gestão 2019-2023 prevê um investimento para instalação de um sistema de produção na Bacia de Sergipe. O projeto, no entanto, ainda está em fase inicial, com a realização dos primeiros estudos.
O diretor de exploração e produção da Petrobrás, Carlos Alberto Pereira de Oliveira (foto), já havia destacado recentemente a qualidade das últimas descobertas da região. A declaração veio logo após a confirmação da extensão da acumulação de gás e óleo em águas profundas em Moita Bonita, na Bacia de Sergipe. “Com a confirmação da extensão e o teste de longa duração em Farfan, que está previsto para 2019, abre-se uma perspectiva importante para Petrobrás”, projetou o executivo. “Nessa província, o que temos encontrado é óleo e reservatório de excelente qualidade”, acrescentou.
Caso confirmado o potencial dos campos, o mercado brasileiro de gás natural pode chegar a um novo patamar. Dos seis campos, há a expectativa de se extrair 20 milhões de m³ por dia do combustível. Isso também vai ao encontro aos planos do governo de baratear o custo do gás, o que foi chamado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de “choque de energia barata”.
A Petrobras noticia a descoberta logo após a venda da TAG… Agora, a pergunta: quem vai transportar esse gás? Negócios como esse tem expectativa de retorno de, no máximo, 5 anos. Com essa informação, não duvido nada se até o final do governo do Bolsonaro, o investimento já não terá sido pago. Infelizmente, o Brasil possui líderes com interesses conflitantes ao da nação. Vender um ativo pronto, amortizado, é fácil. Por que quase nenhuma outra empresa investiu um centavo em refino aqui? Ok, concordo com o fato de que não há como garantir que o governo irá interferir no preço… Read more »
A LAVA JATO TEM QUE PRESTAR ATENÇÃO – NOVA ROUBALHEIRA A VISTA:
Depois que a Petrobras vendeu a TAG, a transportadora de gás que faz o transporte da malha Norte-Nordeste, a Petrobras divulga o descobrimento de um mega campo de gás em Sergipe e Alagoas. E agora quem irá transportar esse gás será a empresa que comprou a TAG e iremos pagar caro por esse transporte. Foi outra empresa Canadense que comprou essa malha de gás. Uma verdadeira putaria de entrega do nosso patrimônio.
Estamos sendo roubados
A LAVA JATO TEM QUE PRESTAR ATENÇÃO – NOVA ROUBALHEIRA A VISTA: Essa descoberta já era conhecida da Petrobras na época da negociação e certamente obrigaria a compradora a pagar um preço muito mais alto, pois a TAG virou um bilhete premiado. Possivelmente a compradora nem teria condições de pagar tanto e a TAG continuaria da Petrobras para auferir os grandes lucros vindos dessa descoberta. Mas isso não seria bom ideologicamente para o novo governo e sua agenda neoliberal privatizante. Aí o Castello Branco e o Guedes se unem pra só revelar a descoberta depois do negócio ser concluído. Demorou… Read more »
Parece coisa premeditada. Vende a TAG e ocorre o anúncio da grande descoberta. Logo o excelentíssimo presidente privatizador da Petrobras anunciará a venda destes ativos por um preço excelente de pai para filho enquanto o presidente fica discutindo se as estradas devem ter pardais ou arapucas.
O pior é que a notícia de descoberta atual é falsa. São pelo menos 4 descobertas já feitas há mais de dois anos que agora anunciam como novas. As gestões da Petrobras estão absolutamente loucas. Após as grandes descobertas de gás e óleo em Carcará vendem a NTS, a escoadura deste gás e agora pagaremos aluguel. Em Sergipe após as descobertas anunciadas vendem a TAG, que também transporta gás. Brilhante lógica para uma estatal integrada não? Vendem todos os dutos construídos após investirem instalando-os e justo quando há relevantes descobertas de gás tanto no sudeste, o maior pólo consumidor e… Read more »
Quem manda é o mercado o governo já disse,O pior do Brasil é o brasileiro, Só se vende o que dá lucro
A Petrobras depois que fazer todo estudo, investimento de risco e confirmar o gás e o óleo em Sergipe Alagoas, vem um brasileiro filho de chocadeira e vende barato para as empresas estrangeiras, que só querem pronto.
Mentira. Isto tem uns quatro anos. E a Petrobrás tenta abafar provavelmente até certos ácidos abaixa da Med serem combinados. Vejam a data de termelétrica com seu coração da General Ercétric.