MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA PERMITE IMPORTAÇÃO DE GNL PARA TERMELÉTRICA NO PORTO DO AÇU
O Ministério de Minas e Energia (MME) deu o sinal verde para que a empresa UTE GNA I Geração de Energia (formada por Prumo Logística, BP e Siemens) importe até 5,8 milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL). O volume será destinado à termelétrica GNA I, que será instalada no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
A autorização terá validade entre 1º de março de 2020 a 30 de junho de 2022. O GNL será entregue no navio de regaseificação do tipo FSRU [Floating Storage Regasification Unit], dentro do Terminal 2 do Porto do Açu. O MME determinou ainda que a empresa apresente à Agência Nacional do Petróleo (ANP) até o dia vinte e cinco de cada mês, um relatório detalhado sobre as operações de importação realizadas no mês imediatamente anterior.
A termelétrica GNA I está previsto para entrar em operação comercial em 2021. A usina terá capacidade de 1,3 GW e vai dispor de um terminal de regaseificação de GNL, uma linha de transmissão e uma subestação, que ligará a unidade do Sistema Interligado Nacional (SIN). Além da GNA I, existe no planejamento também uma segunda unidade (GNA II), que terá capacidade de 1,7 GW quando concluída.
Deixe seu comentário