FRAMATOME LANÇA NOS ESTADOS UNIDOS NOVA TECNOLOGIA PARA REVESTIMENTOS EM USINAS NUCLEARES
A francesa Framatome lançou uma série de novos revestimentos protetores que podem reduzir os custos de manutenção e prolongar a vida útil de componentes e equipamentos usados em usinas nucleares. A primeira aplicação desta tecnologia está na fábrica da Dominion Energy em Surry, no estado americano da Virgínia. A empresa disse que o QuarTec aderiu permanentemente a revestimentos hidrofóbicos, minimizando a aderência de contaminantes radiológicos à superfície de componentes e equipamentos, além de reduzir o acúmulo de crescimento aquático, comum em ambientes subaquáticos, sem afetar os sistemas de química das plantas. Os novos revestimentos, garantem os franceses, reduzirão o uso de agentes tóxicos. A Framatome diz que suas “tecnologias químicas inovadoras multiplicam a resistência inerente do quartzo, expandindo o espectro histórico de proteção. O QuarTec(foto abaixo) protege contra uma gama abrangente de fatores ambientais prejudiciais em nanoescala, preenchendo poços microscópicos e vazios e oferecendo cobertura de perfil superior”.
Os avançados revestimentos hidrofóbicos de quartzo foram aprovados para uso em plantas em todo o setor de energia, inclusive em usinas de energia nuclear, e torna os componentes e equipamentos mais fáceis de manter e menos caros de limpar, disse a empresa. Os revestimentos QuarTec foram testados em 2018, em uma usina nuclear não revelada nos Estados Unidos. A Framatome informou que recebeu a confirmação das capacidades dos revestimentos através de validações de terceiros nos últimos três anos.
O contrato com a empresa americana Dominion Energy foi para concluir a primeira aplicação para tratar das preocupações de incrustação biológica associadas à bomba de água do serviço de emergência na Usina de Surry. Esta bomba fornece água de resfriamento do rio James para trocadores de calor de plantas essenciais. A bomba revestida foi colocada em serviço no início do ano, com componentes adicionais de água de serviço, sendo atualmente revestidos para tratar de problemas de crescimento aquático.
Catherine Cornand(foto), vice-presidente executiva sênior da unidade de negócios de base instalada da Framatome, disse que “Reconhecendo as necessidades da indústria, nossa equipe Framatome pesquisa e desenvolve novas tecnologias que ajudam nossos clientes a economizar tempo e dinheiro. Com a QuarTec, a Framatome traz uma inovação importante para o mercado. Estamos determinados em nossa missão de ajudar as operadoras a melhorar a eficiência de seus ativos e reduzir os custos de manutenção, garantindo o mais alto nível de segurança”.
Deixe seu comentário