PETROBRÁS NÃO ABASTECE NAVIOS IRANIANOS POR CONTA DE SANÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS
O embate entre Estados Unidos e Irã ganhou um novo episódio nesta sexta-feira (19), que teve a Petrobrás como uma coadjuvante de destaque. A estatal brasileira anunciou que se recusou a fornecer combustível para dois navios iranianos que se encontram perto do Porto de Paranaguá, no Paraná. A companhia justificou a decisão dizendo que as embarcações estão na lista de sanções imposta pelos americanos à nação do Oriente Médio.
“Caso a Petrobrás venha a abastecer esses navios, ficará sujeita ao risco de ser incluída na mesma lista, o que poderia ocasionar graves prejuízos à companhia”, alegou a petroleira. “Cabe ressaltar que existem outras fornecedoras de combustível no país”, acrescentou.
Os dois navios chegaram ao Brasil carregados de ureia e pretendiam retornar ao Irã carregando milho brasileiro. Contudo, desde o início de junho, as unidades estão passando por dificuldades para conseguir o combustível necessário para fazer a viagem de volta.
As sanções contra o Irã são uma represália da Casa Branca ao programa nuclear do país. As medidas são voltadas especialmente para setor financeiro e a indústria petrolífera, mas afetam também outros setores. Em abril, o governo de Donald Trump endureceu ainda mais as sanções, decidindo não renovar as isenções que permitiam a compra petróleo iraniano por importadores.
Deixe seu comentário