ESTUDO APONTA AUMENTO DE EMPREGOS NO SETOR OFFSHORE
Uma nova pesquisa realizada pela Rystad Energy indica que o segmento offshore conquistou o posto de principal impulsionador de emprego na indústria de serviços petrolíferos. De acordo com a publicação, o setor offshore viu aumentar gradualmente o número total de funcionários das 50 principais empresas desse ramo de 2017 a 2018. No longo prazo, a Rystad prevê que a demanda por serviços offshore chegará a US$ 442 bilhões em 2025, um aumento de 45% em relação a 2018.
“Esperamos que os compromissos no offshore quase dobrem de 2018 a 2020 e sustentem altos níveis de gastos nos próximos cinco anos”, declarou o vice-presidente da equipe de serviços para campos petrolíferos da Rystad, Matthew Fitzsimmons. Este novo momento deixa para trás um período difícil para a indústria offshore, que enfrentou a redução da atividade entre 2015 e 2017, o que resultou em uma queda cumulativa da força de trabalho de 31%.
“Nossas entrevistas informais com líderes de empresas em toda a indústria offshore ecoaram um desafio comum: como trazer pessoal experiente de volta à indústria em meio ao crescimento atual e como atrair novos talentos. A história mostraria que, para trazer profissionais experientes para um setor, maiores salários serão necessários”, acrescentou Fitzsimmons.
Segundo a Rystad, empresas como a Solstad já conseguiram aumentar sua força de trabalho. A companhia quase dobrou o número de trabalhadores de 2017 a 2018, um significativo aumento como resultado da melhoria de longo prazo das condições de mercado. Já a Seadrill viu um crescimento de 15% na força de trabalho, mas número de funcionários no final de 2018 é de apenas 100 pessoas a mais na comparação com 2016 e pouco mais da metade do que era em 2014.
“Esperamos que a contratação da Seadrill continue até 2022, pois os mercados aos quais a empresa está exposta continuarão a crescer, oferecendo oportunidades de contratação”, concluiu Fitzsimmons.
Deixe seu comentário