CSEM E GRUPO AES DESENVOLVERAM SISTEMA DE GERAÇÃO SOLAR COM CÉLULAS FOTOVOLTAICAS ORGÂNICAS | Petronotícias




faixa - nao remover

CSEM E GRUPO AES DESENVOLVERAM SISTEMA DE GERAÇÃO SOLAR COM CÉLULAS FOTOVOLTAICAS ORGÂNICAS

image004Em um novo passo dado pelo setor brasileiro de energia em busca de inovação, o centro de pesquisa CSEM Brasil desenvolveu um sistema que usa células fotovoltaicas orgânicas (OPV, na sigla em inglês) para geração de energia solar. A tecnologia foi concebida em parceria com o grupo AES. A estrutura conta com 60 m² de células fotovoltaicas orgânicas que absorvem a luz solar e a transformam em eletricidade.

Estamos em uma fase de monitoramento da solução instalada. Os próximos passos são realmente acompanhar o desempenho dos painéis, monitorar a geração de energia. Ressaltamos que esta tecnologia abre a possibilidade de geração de energia em locais ainda não pensados para essa aplicação. Especialmente quando o design, leveza e transparência são fatores importantes. O OPV fomenta o mercado de geração distribuída que está crescendo”, declarou a gerente de novos negócios do CSEM Brasil, Fabiana Drumond (foto).

Recentemente, os primeiros modelos do sistema foram instalados no topo do prédio da AES Tietê, na cidade de São Paulo, e passam agora por uma fase de testes. A ideia dos desenvolvedores da tecnologia é utilizar a energia gerada em aplicações como alimentar diretamente sensores de vagas, fornecer iluminação ou mesmo carregar veículos elétricos. Outra possibilidade no horizonte é interligar a estrutura com a rede elétrica e, assim, encaminhar energia que poderá ser abatida no valor final da conta mensal dos utilizadores do sistema.

sistema

Carports são as estruturas onde são instaladas as células fotovoltaicas orgânicas

A tecnologia das células fotovoltaicas orgânicas é composta, como o nome sugere, por materiais orgânicos, não-tóxicos e abundantes na natureza. De acordo com a CSEM Brasil, o processo produtivo do sistema possui a mais baixa demanda energética dentre todas alternativas existentes e a mais baixa pegada de carbono – entre 10 e 20 vezes menor que as tecnologias solares tradicionais. Nas contas do centro de pesquisa, cada Carport (estruturas onde são instaladas as células) com 60 m² de OPV pode contribuir para uma redução de 3.600 kg de CO2 lançados na atmosfera todos os anos.

A parceria entre o CSEM e o grupo AES surgiu a partir da busca por soluções e aplicações alinhadas à geração de energia limpa e à geração distribuída de energia. O objetivo do centro é se inserir como pioneiro na tecnologia de Carport utilizando painéis fotovoltaicos orgânicos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of