PETROBRÁS INVESTIRÁ R$ 400 MILHÕES PARA APOIAR MISSÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL E NA ANTÁRTIDA
A Petrobrás anunciou nesta quinta-feira (8) que renovou um acordo com a Marinha do Brasil para dar apoio a missões científicas no território marítimo do país e também na Antártida. De acordo com o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, o investimento será em torno de R$ 400 milhões e vai proporcionar a continuidade das pesquisas na chamada “Amazônia Azul”.
A parceria entre a petroleira e a Marinha já dura há mais de 30 anos e tem por objetivo o desenvolvimento científico, com foco em pesquisa e tecnologia, para viabilizar a exploração e aproveitamento sustentáveis dos recursos marinhos. A Petrobrás participa das missões científicas relativas aos planos, programas e ações empreendidos pela Marinha, além de contribuir com conhecimento técnico.
Com a assinatura do novo acordo, a Petrobrás prestara apoio por mais cinco anos nas missões científicas do Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM) e do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), que são coordenados pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).
O PNRM trata do monitoramento dos recursos vivos e não vivos, e os fenômenos oceanográficos e climáticos das áreas marítimas sob jurisdição e de interesse nacional. Já o Proantar promove a qualidade ambiental das operações do Brasil na Antártida, onde está sendo reconstruída a Estação Antártica Comandante Ferraz, atingida por um incêndio de 2012.
Deixe seu comentário