CHINA PUBLICA O LIVRO BRANCO, GARANTINDO SEU COMPROMISSO COM A SEGURANÇA NUCLEAR | Petronotícias




faixa - nao remover

CHINA PUBLICA O LIVRO BRANCO, GARANTINDO SEU COMPROMISSO COM A SEGURANÇA NUCLEAR

RRRO Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China publicou um livro branco, descrevendo sua abordagem à segurança nuclear. O país, segundo o órgão, possui um sistema eficaz de segurança nuclear e está cooperando internacionalmente para melhorar a segurança nuclear global. O setor de energia nuclear da China se desenvolveu rapidamente desde o início de sua primeira usina nuclear em Daya Bay (foto). O documento, intitulado Segurança Nuclear na China,  observa que o setor de energia nuclear em rápida expansão do país “deu uma importante contribuição para garantir a segurança energética, proteger o meio ambiente, melhorar o padrão de vida das pessoas e promover o desenvolvimento econômico de alta qualidade”. No entanto, acrescenta: “Para utilizar melhor a energia nuclear e obter maiores progressos, devemos responder adequadamente aos desafios que ela representa e garantir a segurança nuclear”.

O Conselho de Estado publicou o Livro Branco para “introduzir a abordagem da China em relação à segurança nuclear, elaborar seus princípios e políticas básicas, compartilhar os conceitos e práticas de regulamentação e esclarecer a determinação da China em promover a governança global da segurança nuclear e as ações que tomou para alcançar isso.” O documento diz ainda que a China sempre considerou a segurança nuclear uma “importante responsabilidade nacional e a integrou em todo o processo de desenvolvimento e utilização da energia nuclear. A indústria sempre se desenvolveu de acordo com os mais recentes padrões de segurança e manteve um bom histórico de segurança, buscando um caminho de segurança nuclear orientado à inovação com características chinesas”.

O documento observa que o presidente Xi Jinping propôs uma “estratégia de segurança nuclear racional, coordenada e equilibrada”. Desde então, o país “construiu gradualmente um sistema de governança de segurança nuclear com normas legais, regulamentação administrativa, autodisciplina da indústria, suporte técnico, apoio ao pessoal, orientação cultural, participação do público e cooperação internacional como pilares. A garantia da segurança nuclear é mais forte”.

A estratégia de segurança nuclear da China, diz o documento, é baseada em quatro pontos: desenvolvimento e segurança; direitos e deveres; esforços e coordenação independentes e sintomas e causas raiz. Os princípios básicos da segurança nuclear do país são “colocar a segurança em primeiro lugar e exercer a governança da segurança nuclear de acordo com a lei; focar na prevenção de riscos e implementar a defesa em profundidade; garantir linhas claras de responsabilidade e regulamentação independente; praticar práticas estritas de gerenciamento e segurança”. fornecendo garantias abrangentes”.

Os primeiros reatores de energia nuclear da China, fornecidos pela França, começaram a operar no início dos anos 90. Atualmente, a China continental possui cerca de 45 reatores de energia nuclear em operação, cerca de 15 em construção e mais para iniciar a construção. O país começou a fornecer reatores projetados internamente no exterior, com duas unidades Hualong One em construção no Bangladesh.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] WhatsApp […]