ESTATAL DO PETRÓLEO DA ARÁBIA SAUDITA REVELA DANOS PROVOCADOS POR ATAQUE TERRORISTA
A estatal petrolífera da Arábia Saudita, Saudi Aramco, revelou nesta sexta-feira (20) o tamanho do estrago provocado pelo atentado terrorista na última semana contra as suas instalações em Khurais. As imagens revelam que diversas estruturas foram severamente atingidas e danificadas durante o ataque, realizado com o uso de drones.
A Saudi Aramco diz estar trabalhando 24 horas por dia nos trabalhos de reparação das estruturas e a promessa é de retomar a produção normal de petróleo até o final do mês. Conforme informamos, o atentado comprometeu a metade da capacidade de produção da Arábia Saudita. A unidade de Abqaiq também foi atingida pelos ataques de drones.
O atentado colocou ainda mais tensão na relação já complicada entre Estados Unidos e Irã. Como se sabe, tanto os americanos quanto os sauditas acusam os iranianos de envolvimento no incidente. O governo de Terrã nega qualquer participação no ataque e engrossou o tom de suas declarações na última quinta-feira (19).
O chanceler do país, Mohammad Javad Zarif, disse que um ataque militar dos EUA ou da Arábia Saudita causará uma “guerra total“. A declaração parece ter sido uma resposta ao que foi dito pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, durante viagem à Arábia Saudita nesta semana. Pompeo afirmou que o atentado foi um “ato de guerra“.
Deixe seu comentário