PETROBRÁS APROVA REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS PARA SEU NOVO PLANO DE NEGÓCIOS
A quinta-feira (26) começa com importantes notícias da Petrobrás. O Conselho de Administração da companhia aprovou a revisão das Estratégias para o Novo Plano da petroleira 2020-2024, que está em fase de elaboração e ainda não tem uma data prevista de lançamento. Na prática, a atualização da estratégia apenas formaliza a postura que a empresa já estava adotando desde o início da era de Roberto Castello Branco na presidência da companhia.
Segundo a nova visão divulgada nesta manhã, o foco na área de exploração e produção será maximizar o valor do portfólio, com foco em águas profundas e ultra profundas, buscando eficiência operacional, otimização do fator de recuperação e parcerias. Além disso, o crescimento da Petrobrás em E&P será baseado em ativos de óleo e gás de classe mundial, em águas profundas e ultra profundas – ou seja, áreas do pré-sal.
Para o segmento de gás e energia, a petroleira promete atuar de forma competitiva na comercialização do gás próprio. A companhia também prevê otimizar o portfólio termoelétrico focando no autoconsumo e na comercialização do gás próprio. Outra estratégia anunciada hoje, mas que já está em curso há bastante tempo, é a saída integral da distribuição e do transporte de gás.
Em energias renováveis, a Petrobrás planeja realizar pesquisas visando a atuação, em longo prazo, em negócios de energia renovável com foco em eólica e solar no Brasil. A companhia quer ainda viabilizar comercialmente o diesel renovável e o BioQav como resposta às políticas de sustentabilidade da matriz energética do país.
“Estamos construindo a nova Petrobrás, uma empresa sustentável, competitiva, que atua com segurança e ética, gerando mais valor para seus acionistas e para a sociedade. Seremos uma companhia dedicada à exploração e produção de petróleo em águas profundas, menos endividada”, comentou Castello Branco, em comunicado enviado à imprensa.
O novo plano de negócios da empresa também vai privilegiar a transformação digital, considerada pelo presidente da estatal “como uma poderosa alavanca para a realização de ganhos de produtividade e redução de custos”. A atualização na estratégia da petroleira leva ainda em consideração os seguintes pontos: desenvolver as competências críticas e uma cultura de alto desempenho para atender aos novos desafios da companhia, utilizando o valor econômico adicionado como ferramenta de gestão; perseguir constantemente uma estrutura de custos e de investimentos competitiva e eficiente, com alto padrão de segurança e respeito ao meio ambiente; e fortalecer a credibilidade e a reputação da Petrobrás.
Deixe seu comentário